Instituto do Cérebro começa a realizar cirurgias

Serviço da nova unidade de saúde inicia atendimento nesta quinta-feira (1/8)


O Governo do Rio de Janeiro inaugurou na noite desta terça-feira (30/7) o centro cirúrgico do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no centro da cidade. O serviço começa a funcionar nesta quinta-feira (1/8), mas as primeiras consultas ambulatoriais estão sendo realizadas desde o dia 24 de junho. A unidade, que atenderá exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), é o primeiro centro voltado para o tratamento de doenças do cérebro do Brasil. A instituição conta com tecnologia de ponta e os melhores cirurgiões do país. O governador Sérgio Cabral, o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, participaram da cerimônia.
O novo hospital, que teve investimento de cerca de R$ 80 milhões do Governo do Estado, concentrará o tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico, como tumores e doenças vasculares e degenerativas. Contando com quatro centros cirúrgicos e mais de 200 leitos – para internação, UTI e estabilização – a unidade de saúde realizará de oito a dez cirurgias por dia, garantindo assim uma das maiores produções do país neste tipo de procedimento.

O complexo que compreende o instituto e o Hospital Estadual Anchieta, no Caju, conta com 44 leitos de UTI e outros 56 de retaguarda (enfermaria) nesta primeira etapa. Serão construídos ainda outros 100 novos leitos na segunda fase. A a
dministração da unidade de saúde segue o modelo de gestão compartilhada por Organizações Sociais (OSs), a cargo da Pró-Saúde (Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar).

– Este é mais um hospital de qualidade para a população do Rio e para o Brasil. O Rio de Janeiro virou referência em política pública de saúde. Começamos em 2007, com as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), e hoje temos o Hospital da Mulher, o Hospital da Criança, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu e agora o Instituto do Cérebro. Este é mais um esforço grande de trazer a média e alta complexidades para o Estado – explicou Cabral.

Durante a inauguração, o ministro Padilha anunciou que o Ministério da Saúde investirá R$ 4,5 milhões mensais no custeio da manutenção do instituto.

– Este hospital é uma referência para todo o Brasil, o que mostra que é possível medicina pública de qualidade. Hoje, pudemos visitar o instituto e ver nos detalhes a preocupação com o acolhimento e com o atendimento humanizado – disse Padilha.

De acordo com o secretário Sérgio Côrtes, a unidade de saúde está suprindo uma necessidade de hospitais para o tratamento de tumores cerebrais, Doença de Parkinson, epilepsia, entre outros. O secretário disse ainda que o hospital será um centro de referência de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e que no local onde hoje é o estacionamento será construído um prédio de 12 andares, com suítes para pacientes, em um prazo de 18 meses.

– Era uma necessidade de todo o estado termos uma referência de alta complexidade na neurocirurgia, especialmente aquela que não é relacionada ao trauma. Temos aqui o que existe de melhor, da mais alta tecnologia em termos de equipamento. E teremos, no fim de outubro e início de novembro, a primeira sala híbrida, que contará com equipamentos de cirurgia e de ressonância magnética no mesmo local – afirmou Côrtes.

Abertura do ambulatório

Desde o dia 24 de junho, mais de 180 pacientes já foram atendidos no ambulatório da unidade e preparados para as cirurgias que começam em 1º de agosto.

– Este projeto é a esperança de podermos atender à população carente em melhores condições. Os tumores mais graves, os aneurismas, exigem profissionais mais experientes e há dificuldade de encontrá-los na rede pública. O hospital fará uma diferença enorme na medicina carioca. Nossa meta é 10 cirurgias por dia e 200 por mês, assim que estivermos em pleno funcionamento – afirmou o diretor da unidade, Paulo Niemeyer, ressaltando que o Instituto do Cérebro terá papel fundamental na formação de novos neurocirurgiões para o Brasil.


Agendamento de consulta
A nova unidade não tem atendimento de emergência. Após o primeiro diagnóstico de necessidade de neurocirurgia, o paciente é encaminhado via Central Estadual de Regulação para realização de consulta e avaliação de exames e de risco cirúrgico. O modelo de agendamento de consulta é o mesmo já realizado há um ano e meio no Centro de Diagnóstico por Imagem, o Rio Imagem. Cada município tem cota de consultas em um sistema on-line, de acordo com o número de habitantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços