O trabalho coordenado para combater as piores formas de trabalho infantil



Como as organizações não governamentais, multilaterais, os governos e a sociedade em geral se organizam para combater as Piores Formas de Trabalho Infantil?
Os países do Mercosul, Chile e Venezuela (países participantes no IV Encontro de Brasil) ratificaram os Convênios da OIT núm.138 e núm. 182 – e suas respectivas Recomendações núm. 146 e 190- e assumiram o Roteiro para alcançar a eliminação das piores formas de trabalho infantil para 2016.
As piores formas de trabalho infantil constituem um grande desafio para os países, já que estão vinculadas aos mercados informais ou a espaços onde a fiscalização não existe; ademais, no caso das formas inquestionavelmente piores (a utilização em servidão, a exploração sexual, ou o narcotráfico, entre outras),são práticas que constituem um delito. A complexidade e invisibilidade destas formas requerem de uma intervenção coordenada e organizada por parte das diferentes instituições e setores para dar respostas articuladas e eficientes.
O trabalho articulado destas instituições deve considerar a determinação dos trabalhos perigosos em cada país. Por exemplo, o trabalho infantil doméstico que penaliza as meninas (maioritariamente) privando-as de uma boa formação escolar, expondo-as a diferentes formas de violência (acidentes e exploração física ou sexual, entre outras). Outro exemplo, o trabalho na agricultura que segundo o Informe Mundial da OIT é o setor económico com mais trabalho infantil. As meninas, meninos e adolescentes que trabalham na agricultura, estão expostos a acidentes laborais assim como a doenças ocupacionais que comprometem sua integridade física e seu desenvolvimento saudável.
Fecha Tipo de actividade Nome da actividade
30 julho Texto O trabalho coordenado para combater as piores formas de trabalho infantil
31 julho Texto Caso de estudo: trabalho infantil em lixeiros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços