UBS realiza ações de prevenção à saúde do homem

Atividades acontecem no 5º Batalhão de Polícia Militar e fazem parte do Agosto Azul

A fim de incentivar os homens a verificar a condição de saúde antes que as doenças apareçam, a Unidade Básica de Saúde do Parque das Indústrias vai realizar uma ação de conscientização com os policiais militares na próxima terça-feira (18), das 8 horas às 12 horas, no 5º Batalhão de Polícia Militar, situado a Rod. Celso Garcia Cid, 374, região sul.

Os profissionais da rede municipal de saúde, incluindo os educadores físicos, nutricionistas e enfermeiros, farão palestras sobre diversos assuntos como diabetes, doenças crônicas, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e câncer de próstata. Além disso, eles aplicarão teste rápido para HIV, DST, sífilis e hepatites virais; farão o Cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC); vão aferir a pressão arterial e receberão aqueles que desejarem doar sangue.

A expectativa é alcançar 240 homens com a ação, que já aconteceu nos dias 6 e 12 deste mês e ocorrerá novamente nos dias 18 e 24. Segundo a coordenadora da UBS Parque das Indústrias e organizadora da ação, Audrey Pazzoti, a intenção é conversar com o público masculino sobre a importância da prevenção das doenças e estimular o estilo de vida saudável.

“Os participantes receberão orientações sobre o estilo de vida saudável com incentivo ao autocuidado. Isso é importante para que haja uma mudança cultural nos homens e para que eles procurem o atendimento médico com mais frequência, lembrando que os exames simples como testes para diabetes, hipertensão, HIV e hepatite estão disponíveis na rede pública gratuitamente”, explicou Audrey.

Esta ação do Agosto Azul é uma parceria da Prefeitura de Londrina com o 5º Batalhão da Polícia Militar, Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Instituto de Hematologia de Londrina (IHEL) e com o Centro de Testagem e Aconselhamento de Londrina (CTA).

Testes rápidos

Os testes rápidos podem ser realizados em até 30 minutos e são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente, nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). No CTA, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Em Londrina, o CTA está localizado no Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho, na Alameda Manoel Ribas, 01, no centro. O telefone para contato é (43) 3379-0144.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços