TRE do RS tem programa que combate o desperdício e incentiva a reciclagem

Inaugurado há seis anos, o programa Ga$TRE Menos, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), é uma iniciativa da Coordenadoria de Material e Patrimônio (COMAP). O programa tem por objetivo reduzir o consumo de materiais e eliminar os eventuais desperdícios no TRE-RS.
Ao longo deste período, cerca de 2.400 toners (tinta em pó utilizada nas impressoras) utilizados foram coletados pela empresa responsável pelas impressoras do TRE-RS, gerando uma bonificação de 95 novos toners. De acordo com o chefe da Seção de Almoxarifado, Paulo Ulbrich, o projeto está trilhando um caminho positivo. "Não conseguimos mensurar o tamanho de nossas ações, mas, se partirmos do básico, que é a conscientização dos servidores, já demos um grande passo na implementação do programa", opina.
Preocupado com a questão socioambiental e buscando o aperfeiçoamento de sua gestão de materiais, o TRE-RS reaproveita ao máximo os seus utensílios. Os cartazes de biometria utilizados e sem serventia, por exemplo, acabam sendo transformados em sacolas de lona a serem utilizadas nas próximas eleições. Da mesma forma, periodicamente, o Tribunal descarta suas urnas de lona danificadas, estejam elas enferrujadas ou rasgadas, e as envia ao Presídio Central, onde são reaproveitadas como estofamento de cadeiras, poltronas, jaquetas e mochilas. Ulbrich afirma que é necessário avaliar todo o ciclo do material.
"Temos de pensar no que vai gerar, se o produto comprado realmente vale a pena, como será o armazenamento - pois o espaço para armazenar tem um custo -, o uso racional do material e, por fim, o descarte, criando uma cultura de reflexão sobre o problema", explica.
Alguns resultados do Programa Ga$TRE Menos:
- Doações de urnas de lona: 15,5 mil
- Sacolas de lona (reaproveitamento dos banners / faixas da biometria): Recolhidas cerca de 150 lonas. Foram produzidas 500 sacolas para uso no SOS Urnas. Prática concorre ao Prêmio Innovare 2015
- Redução de R$ 8.500 em gastos com toners de impressora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços