PF desencadeia operação contra evasão de divisas e lavagem de dinheiro

PF desencadeia operação contra evasão de divisas e lavagem de dinheiro

São Paulo/SP - A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (24) uma nova fase da operação Porto Victoria, que investiga uma organização criminosa transnacional especializada em evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Dessa vez, foram presos dois dos principais operadores do esquema e um terceiro ainda é procurado pela PF. Em apenas um ano de atuação, os presos conseguiram evadir do Brasil o montante de R$ 120 milhões.
A investigação foi iniciada em 2014, após solicitação da Agência Norte Americana de Imigração e Alfândega – ICE, para apuração de fatos envolvendo um brasileiro que atuaria junto a uma organização criminosa especializada em evasão de divisas e lavagem de dinheiro em diversos países, como Reino Unido, Venezuela, Estados Unidos, Brasil e Hong Kong. Na primeira fase da Operação da PF, ocorrida em 11/06 deste ano, foram presas 12 pessoas, sendo que os principais envolvidos ainda presos.
Nesta nova fase, as investigações da PF identificaram uma nova modalidade de evasão de divisas, por meio da simulação de fretes marítimos. A organização abriu empresas e contas bancárias em Hong Kong que eram abastecidas com remessas lastreadas em documentos falsos. Promoviam a falsificação de conhecimentos de embarques marítimos apenas para justificar a remessa de valores do Brasil ao exterior. Mais uma vez, toda a operação era realizada através do sistema financeiro nacional com o auxilio de bancários cooptados pela organização.
Também foram detectadas transações por meio de um esquema conhecido como “dólar cabo”, realizadas tanto no Brasil quanto no exterior, à margem do sistema oficial de remessa de divisas. Criaram empresas de fachada em nome de laranjas apenas para recebimento de valores no Brasil e distanciamento de sua origem ilícita.
Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços