PF combate fabricação irregular de fertilizantes em São Paulo


PF combate fabricação irregular de fertilizantes em São Paulo

São Paulo/SP – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (17) a Operação Terra Fértil, com o objetivo de combater a fabricação irregular de fertilizantes em São Paulo.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em duas fábricas localizadas nas cidades de Arujá e Paulínia, além de duas outras empresas em São Paulo. O Ministério da Agricultura também participou da ação, realizando fiscalizações.
O material era produzido a partir de resíduos industriais com alta concentração de metais pesados como o chumbo e o cromo, que são tóxicos e podem causar danos à saúde se ingeridos. Para se tornarem próprios para esse tipo de uso, os resíduos industriais deveriam ser descontaminados, o que não acontecia. Além disso, fiscalização verificou que nem mesmo a concentração necessária de nutrientes para que o material fosse usado como fertilizante era respeitada pelas investigadas.
Para dificultar a ação do Estado, as investigadas apresentavam notas fiscais de compra da matéria-prima vindas de empresas-laranja. O inquérito policial teve início após a PF receber informação do Ministério da Agricultura sobre diversas irregularidades constatadas em uma das fábricas, havendo suspeitas de crime ambiental e sonegação fiscal.
Os responsáveis pelas empresas serão indiciados e poderão responder, na medida de suas ações, pelos crimes de produzir produto ou substância tóxica nociva ao meio-ambiente e à saúde humana (crime ambiental), sonegação fiscal e associação criminosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços