Centro do Trabalhador Autônomo atende quase a totalidade da demanda


Centro do Trabalhador Autônomo (CTA)
CTA garante serviço seguro, com valor de mercado e não acarreta responsabilidades trabalhistas sobre o contratado, pois ele é o responsável por seus encargos sociais - Foto: Andressa Moreira/ Palácio Piratini Download HD (962,00 kB)
Como forma de ajudar a colocar as pessoas no mercado de trabalho, o Estado possui há anos o Centro do Trabalhador Autônomo (CTA) com um cadastro de mais de 3.300 profissionais dispostos a prestar serviços de qualidade a toda a comunidade. No mês de junho o Centro intermediou a contratação de mão de obra para 2.402 serviços, o que corresponde atender a 95% de toda a demanda recebida, que chega a 2.516 trabalhos solicitados. O CTA é organizado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), ligada à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS). 
Nesse momento em que as taxas de desemprego na Região Metropolitana aparecem em 8,5% em junho, segundo levantamento da Fundação de Economia e Estatística (FEE), o trabalho autônomo apresenta-se como uma possibilidade de geração de renda e flexibilidade de carga horária. Segundo a mesma pesquisa, houve um crescimento dos empregos autônomos em 4,6%, no mesmo período analisado. “A única exigência para entrar para o cadastro do CTA é ter qualificação na atividade a que se propõe a desempenhar e contribuir para o INSS como autônomo”, afirma a coordenadora do departamento de Relações com o Mercado de Trabalho, Ana Fischer. 
Os trabalhos ofertados são exclusivos para contratação por pessoas físicas que encontram benefícios, como um vasto cadastro de profissionais autônomos, com referências e que passaram por avaliações de desempenho de suas tarefas. Além disso, os contratantes possuem a garantia de um serviço seguro, com valor de mercado e que não acarreta responsabilidades trabalhistas sobre o contratado, pois ele é o responsável por seus encargos sociais.

Segundo a coordenadora, esse é exatamente o trabalho do Estado, ter políticas públicas para atender a população de forma gratuita e com a melhor qualidade que seja possível. “A população que nós atendemos tem historicamente menos oportunidades, ou mais dificuldades, e o que elas encontram aqui no CTA é a geração de renda, um trabalho que ajude na sua qualidade de vida”, reforça Ana Fischer. 
A aposentada Berenice, de 62 anos, é uma das trabalhadoras autônomas inscritas no Centro e prestou seu primeiro trabalho como diarista. “Acho muito bom esse cadastro e é uma forma de eu buscar um trabalho extra já que sou aposentada e pela idade é difícil de voltar ao mercado de trabalho. Agora permaneço no cadastro para oportunidades futuras”, enfatiza. 
Atualmente, o CTA consegue atender principalmente às demandas de diaristas e passadeiras, onde tem 2.610 pessoas do sexo feminino cadastradas. Do sexo masculino são 706 pessoas inscritas, mas a procura pelos serviços ainda é baixa. “Estamos preparando uma ação para incrementar o trabalho do CTA, que está em fase de estudos e planejamento. Nesse momento estamos intermediando trabalhos destinados ao sexo feminino, mas temos condições de atender a qualquer demanda e atingir outras profissões e pessoas positivamente”, destaca Ana Fischer.
Após a prestação dos serviços, as pessoas demandantes avaliam o trabalho do profissional, assim como os trabalhadores também avaliam as condições de trabalho que foram combinadas. A partir daí, o solicitante se torna cliente e a trabalhadora passa a ser convocada para outras demandas que surgirem.


Como se inscrever e como contratar os serviços do CTA
Os interessados em se inscrever nas vagas ou contratar profissionais pelo CTA podem entrar em contato pelo telefone 51 3211-3053 ou se dirigir até a unidade da FGTAS que atende ao público na Rua José Montaury, 31, Centro de Porto Alegre, das 8h às 14h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços