quinta-feira, 2 de julho de 2015

Orquestra Sinfônica do Paraná executa trilha sonora de “Metropolis”


A Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro alemão Stefan Geiger, ensaia para executar a trilha sonora, simultaneamente a exibição do filme mudo \
O Teatro Guaíra terá um programa especial neste domingo (05), com a exibição do filme mudo “Metropolis”, obra-prima de Fritz Lang, de 1926 (versão restaurada). A Orquestra Sinfônica do Paraná vai executar, simultaneamente, a trilha sonora composta por Gottfried Hupertz, sob a regência do maestro alemão Stefan Geiger. A apresentação terá início pontualmente às 10 horas, no Guairão. Classificação: maiores de 07 anos.

Considerado um clássico atemporal de ficção científica, “Metropolis” estreou em Berlim em 1927. O enredo futurista se passa em 2026 e mostra uma grande cidade mecanizada, governada autocraticamente por um poderoso empresário. Nela existem duas classes sociais bem definidas: os ricos que desfrutam das belezas e vivem na superfície da cidade e os operários que vivem num mundo subterrâneo, abaixo do nível das máquinas.

Este será o quarto concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná regido pelo maestro Stefan Geiger e o segundo com projeção de longa metragem. Em 2012, quando veio a Curitiba pela primeira vez, ele apresentou o filme mudo com tema infantil “As Aventuras do Príncipe Achmed”, também com a execução simultânea da trilha sonora, novidade muito bem aceita pelo público paranaense.

O FILME – Existem várias versões do filme “Metropolis”, a primeira que tinha mais de três horas de duração, perdeu-se. A que será apresentada no domingo, dia 5, com a Orquestra Sinfônica do Paraná é a versão original encontrada em 2008, na Argentina, restaurada na Alemanha e que estreou em 12 de fevereiro de 2010 no 60° Festival Internacional de Cinema de Berlim, em uma tela gigante em frente ao Portão de Brandemburgo, acompanhado pela Orquestra Berlin Rundfunk Symphony sob a regência de Frank Strobel.

TRILHA SONORA– Gottfried Huppertz (1887-1937), músico alemão trabalhou como cantor de ópera e ator durante a Primeira Grande Guerra. Em 1920 mudou-se para Berlim e passou a atuar no teatro Nollendorfplatz. A trilha sonora escrita por ele para o filme “Metropolis”, ilumina a narrativa e expressa o estado de espírito dos protagonistas, criando uma atmosfera própria para cada situação.

Diversos temas melódicos guiam o espectador. Igualmente, a escolha dos timbres feitos por Huppertz remetem ao romantismo tardio, mas também o jazz e a música de ritmo energético de máquinas são elementos que integram à trilha.

FRITZ LANG - O austríaco Fritz Lang (1890-1976), criador do filme “Metropolis” estudou arquitetura e pintura. Sua carreira de cineasta começou após ele sofrer um ferimento em combate na Primeira Grande Guerra e teve que pedir baixa do exército. Lang é considerado criador do expressionismo alemão. Seu filme impressionou tanto Hitler que ele solicitou ao ministro Goebbels que convidasse o cineasta para fazer filmes para o partido nazista. Lang evadiu-se para Paris e chegou a produzir filmes de conteúdo antinazista.

O MAESTRO – Stefan Geiger faz seu quarto concerto com a orquestra Sinfônica do Paraná. Iniciou carreira como trombonista solista na Ópera do Estado da Baviera e depois na Orquestra Sinfônica da Rádio “Norddeutscher Rundfunk” em Hamburgo, também como trombonista solista.

Como regente convidado, trabalhou com a Orquestra do Festival de Schleswig Holstein, o Ensemble Resonanz, a Filarmônica de Würzburg, a Orquestra Sinfônica de Nürnberg, a Deutsche Kammerphilharmonie, o Romanian Youth Orquestra, a Transylvania State Philharmonic e a Orquestra Sinfônica do Paraná.

Diversas gravações documentam seu trabalho e suas interpretações. É convidado da Orquestra Sinfônica de Rádio da Alemanha do Norte (NDR) onde dirige uma série de concertos para filmes mudos clássicos entre eles “O artista” e “Ben Hur”, diversas comédias de Buster Keaton e o drama clássico “Panzerkreuzer Potemkin”.

Stefan Geiger é membro e presidente do júri do “German Games Music Award”, um concurso bienal em cooperação com a Rádio de Bremen, que oferta um fórum à jovens compositores que atuam na área de composição musical para jogos de computadores.

SERVIÇO:

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná – Filme Metropolis

Regência: maestro Stefan Geiger

Data: domingo (05.07)

Horário: 10 horas

Local: auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão

Ingressos: R$ 20,00

Classificação: maiores de 7 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário