Núcleo de Relações Raciais promove reunião preparatória para Congresso dos/as Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul


A próxima reunião do Núcleo de Relações Raciais da Comissão de Direitos Humanos - que acontece na quarta-feira, 08/07, às 17h, na sede do CRPRS (Av. Protásio Alves, 2854) - será preparatória para o II Congresso dos/as Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul (II Copene Sul). 

O grupo irá debater a produção de conhecimento da Psicologia sobre Relações Raciais no RS, a partir dos trabalhos inscritos no congresso. A reunião terá a participação de Miriam Cristiane Alves, integrante da Comissão Científica da Psicologia e Relações Raciais do Copene Sul. Miriam é doutora e mestre em Psicologia, especialista em Saúde Mental Coletiva. Tem experiência profissional e acadêmica nas áreas da Psicologia Social e Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão da Política de Saúde da População Negra. Seus estudos partem da epistemologia da Afrocentricidade e de teóricos Pós-Modernos que debatem o Pós-Colonialismo.

A atividade é aberta à participação de psicólogos/as, estudantes e demais interessados/as. Mais informações pelo fone (51) 3334.6799 ou pelo e-mail comissoes@crprs.org.br.

II Copene Sul


O II Copene Sul será realizado em Curitiba, de 21 a 24 de julho, no Campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e terá como tema central “Saberes Negros do Sul do Brasil; Pensamento Afro-brasileiro; Pensamento Africano e da Diáspora".

O congresso tem como objetivo promover o intercâmbio científico e tecnológico de pesquisadores/as negros/as e da temática negra da Região Sul do Brasil, com pesquisadores/as de referência nacional e internacional, com os detentores/as de conhecimentos tradicionais e integrantes de movimentos sociais. A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, workshops de pesquisa e, entre outros, 17 Grupos de Trabalho (GTs) voltados para o debate de pesquisas ligadas ao tema e à troca de conhecimento entre pesquisadores/as negros/as e não negros/as de diferentes áreas do saber.

A coordenadora do Núcleo de Relações Raciais, colaboradora Eliana Xavier, e da conselheira Zuleika Gonzales, integrante do Grupo de Trabalho de Relações Raciais do Conselho Federal de Psicologia, participam do II Copene Sul representando o CRPRS.  Elas irão apresentar o trabalho "Ações e reverber-ações: a trajetória da discussão do racismo no Conselho Regional de Psicologia do RS".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços