Emater e Paraná Turismo querem fortalecer ações na área rural

O diretor-presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann, recebeu nesta segunda-feira, 29 de junho, na sede do Instituto, em Curitiba, a visita do diretor-presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, para discutir ações em parceria com a finalidade de promover a atividade econômica do turismo rural no Estado.Curitiba, 29/06/2015.Foto: Divulgação
A Emater e a Paraná Turismo vão fortalecer parceria para promover a atividade turística na área rural do Estado. Um dos projetos é o Caminhadas na Natureza, que incentiva a visita de moradores das cidades às comunidades rurais para a prática de atividade esportiva, em dias pré-agendados. As ações foram discutidas, nesta semana, pelo diretor-presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann e o diretor-presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes.

No Paraná, são realizadas cerca de 130 caminhadas por ano. Além de colocar o participante em contato direto com a natureza, o evento cria a oportunidade de negócios para as famílias de agricultores, que podem vender produtos da agroindústria, artesanato, serviços de alimentação e alimentos colhidos na roça, diretamente para os visitantes.

Segundo Rubens, essa iniciativa tem sido uma ótima alternativa de negócio para o agricultor familiar, que vende e divulga seus produtos. Porém, diz ele, acontece apenas uma ou duas vezes por ano. "A idéia nossa, agora, é selecionar no Estado dez roteiros desses e investir numa sinalização permanente, para que pessoas das cidades ou de outras comunidades possam, também nós demais dias do ano, ir até o local para adquirir dos produtores os produtos que eles tem para comercializar", disse ele.

Jacó Gimennes lembrou que as duas entidades estão trabalhando juntas também para fortalecer e capacitar a mão de obra das pessoas que trabalham com o turismo rural. “No próximo dia 9, vamos ter a solenidade de formatura de 50 pequenos empresários de Balsa Nova na Região Metropolitana de Curitiba, que realizaram o curso de agentes do desenvolvimento pelo turismo e produção associada”, disse ele. “Uma nova parceria entre a Emater e a Paraná Turismo levará o mesmo curso em agosto para o município de Cerro Azul”, informou.

BEM SUCEDIDOS- NO encontro, ficou acertado, ainda, que a Paraná Turismo e a Emater estudarão uma estratégia para divulgar projetos bem sucedidos de turismo rural desenvolvidos no Oeste do Estado, durante o Show Rural Coopavel. Promovido pela cooperativa Coopavel, em Cascavel, todo o início do ano, o evento recebe em cinco dias mais cem mil visitantes.

"A Emater já tem um espaço cedido pela Cooperativa para divulgar alternativas de negócios para os pequenos produtores visitantes. Essa proposta, agora, mostra a intenção de reforçar a ação com turismo rural, criando lá uma espécie de vitrine dos melhores trabalhos feitos na região e que merecem maior divulgação", explica Rubens. O assunto deve, na sequência, ser negociado com a Coopavel.

A Paraná Turismo tem o Programa de Desenvolvimento de Agentes de Turismo Rural. Experiência de capacitação recentemente realizada em Balsa Nova com ótimos resultados. A Emater deverá ser parceira da iniciativa em dois outros trabalhos, até o início de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços