Divulgada a programação da FLIP 2015


Na manhã do dia 12 de maio aconteceu na Pinacoteca do Estado de São Paulo a coletiva de imprensa que apresentou publicamente a programação da FLIP, Flipinha e FlipZona. Estiveram presentes o Mauro Munhoz, Belita, Gabriela Gibrail e Paulo Werneck.
Mauro fez os agradecimentos e ressaltou a importância simbólica de fazer este anúncio num local como a Pinacoteca. Ele falou bastante sobre a ligação direta que existe entre a visão cultural de Mario de Andrade e a FLIP, onde a integração entre as artes, a educação pela cultura e a valorização das raízes culturais estão presentes em ambos. 

Belita comenta um artigo lido dias atrás onde alguém se perguntava se a existência de eventos literários  levam mais pessoas a ler, se diminuiu o analfabetismo, se o evento ajuda no enfrentamento à violência, se mantém a identidade cultural... A resposta dela a todas estas perguntas foi um enfático: SIM!

Ela passou a relatar todas as ações permanentes que acontecem ao longo do ano, focando principalmente nas crianças e jovens. 

Gabriela Gibrail, que coordena a programação da Flipinha e Flipzona comenta a definição da programação e o quão cuidadoso  é o processo de escolha de cada autor, buscando sempre o legado que esta presença deixará às crianças e jovens. Ela convidou os jornalistas a acompanhar a Operação Flipinha onde um escritor vai até a escola, muitas vezes localizada na costeira ou zona rural.  

Paulo, o curador da programação principal da FLIP 2015, apresentou e comentou cada mesa e a presença de cada escritor. A figura do Mário de Andrade é discutida sob vários aspectos, nem sempre tradicionais, e, no último dia, a mesa de encerramento (novidade deste ano), com José Miguel Wisnik, pretende apresentar, como Paulo disse, Mario de Andrade de corpo inteiro. 

Após a apresentação da programação, os jornalistas começaram a fazer perguntas cujas principais respostas são:

ORÇAMENTO: até agora já foi captado 6.1 milhões e a expectativa é de chegar até 7.4 milhões. Destes valores 1.4 milhões são dedicados aos projetos permanentes da Flipinha, FlipZona e Biblioteca. 

SHOW DE ABERTURA: Como o processo de captação ainda não está finalizado, ainda não é possível divulgar o show de abertura. Assim também ainda não pode ser divulgada a realização da exposição em homenagem a Mario de Andrade.  

INGRESSOS: Neste ano houve um reajuste passando o ingresso para o valor de R$ 50,00. A venda iniciará em 01/06 pelo site Tickets For Fun.

TENDAS: continuará neste ano o telão aberto ao público e ainda serão colocados pequenos telões ao redor da Tenda dos Autores, mudando o café de lugar. O objetivo também é diminuir um pouco do ruído externo que, ano passado, interferiu um pouco no interior da tenda. 

CURADORIA: ao perguntar ao Paulo como é o processo de convite aos escritores, se é difícil, ele responde que nem sempre o mais difícil é o escritor estrangeiro. Às vezes o "bicho do mato brasileiro" é mais difícil de convencer a participar. Mas, muitas vezes, a dificuldade de conciliar  as agendas é o que inviabiliza uma participação. "Curadoria é um exercício de desapego. A gente tem idéias, mas não pode contar sempre com elas".    


PROGRAMAÇÃO PRINCIPAL

Paulo Werneck apresentou alguns temas que nortearam a montagem da grade completa da programação principal, onde Mario de Andrade, direta ou indiretamente, está presente. São eles: Território, Poesia, Literatura, Teatro, Guerrilhas contemporâneas, Romance policial, Ciência, Família e vida efetiva, Sexo e erotismo.

Quarta, 1 de julho

19h - Sessão de abertura  - AS MARGENS DE MÁRIO
Beatriz Sarlo, Eliane Robert Moraes e Eduardo Jardim
Buenos Aires, Rio de Janeiro e o erotismo fornecem pontos de vista originais para compreender Mário hoje.
 
Quinta, 2 de julho

10h - Mesa 1 - A CIDADE E O TERRITÓRIO
Antônio Risério e Eucanaã Ferraz
A cidade, o patrimônio cultural e a noção de território - marcadas pelo pensamento de Mário de Andrade - são os eixos da mesa de arquitetura da Flip, com dois ensaístas que põem em diálogo a arquitetura e a literatura brasileira. 
 
12h - Mesa Zé Kleber - FALANDO ALEMÃO
Geovani Martins, Deocleciano Moura Faião e Katjusch Hœ
As oficinas de poesia, fotografia e edição promovidas no Rio pelo Laboratório Setor X no Complexo do Alemão, na Rocinha e na Biblioteca Parque de Manguinhos revelaram artistas brasileiros onde menos apostamos na arte. Três deles se apresentam na mesa Zé Kleber, voltada às questões da vida em comunidade em Paraty (e em todo o Brasil), que homenageia o poeta, ativista, ator e agitador cultural paratiense Zé Kleber (1932-1989).
 
15h - Mesa 2 - DE MICRÓBIOS E SOLDADOS
 Diego Vecchio e Saša Stanišic

Dois destaques da ficção contemporânea levam a Paraty seus romances recém-lançados: o argentino Diego Vecchio, com sua bem-humorada mania de doenças, e o bósnio Saša Stanišic, que tematiza a guerra e as relações entre memória, história e literatura.
 
17h15 - Mesa 3 - A POESIA EM 2015
Matilde Campilho e Mariano Marovatto

O oceano Atlântico não é propriamente um problema para a nova geração de poetas que, entre lá e cá, aponta as novas rotas da lírica de língua portuguesa.
 
19h30 - Mesa 4 - ENCONTRO COM COLM TÓIBÍN
O irlandês Colm Tóibín, que participou da Flip em 2004, volta a Paraty para um memorável encontro com o público.
 
21h30 - Mesa 5  - DO ANGU AO KAOS Jorge Mautner e Marcelino Freire
O músico tropicalista de “Maracatu atômico” e “Lágrimas negras” é também o autor de uma obra literária original, regida pelas forças do Kaos - neologismo que dá nome a seu inspirado romance de 1964. Em Paraty, Mautner vai se encontrar com o premiado escritor Marcelino Freire, de Angu de sangue e Nossos ossos, que volta à Tenda dos Autores após onze anos.
 
Sexta, 3 de julho

10h - Mesa 6 - ENCONTRO COM BORIS FAUSTO

As representações literárias dos afetos familiares, do luto e da vida amorosa estão entre os principais eixos de discussão da Flip 2015. Historiador consagrado, Boris Fausto vai a Paraty para falar sobre o comovente (e também autoirônico) diário em que registrou a dor pela morte de sua companheira de vida inteira, em 2010. 
 
12h - Mesa 7 - SÃO PAULO! COMOÇÃO DE MINHA VIDA...
Roberto Pompeu de Toledo e Carlos Augusto Calil

A São Paulo de Mário é evocada na mesa que reúne Roberto Pompeu de Toledo, “biógrafo” da cidade de São Paulo, e Carlos Augusto Calil, que lança na Flip um volume sobre a gestão de Mário de Andrade no Departamento de Cultura da cidade, experiência pioneira e de notável atualidade. 
 
15h - Mesa 8 - AS ILUSÕES DA MENTE
Eduardo Giannetti e Sidarta Ribeiro

O economista Eduardo Giannetti, na Flip pela primeira vez, conversa com o neurocientista Sidarta Ribeiro sobre cérebro, mente, as poucas certezas e as muitas ilusões da alma. 
 
17h15 - Mesa 9 - ESCREVER AO SUL
Ngugi wa Thiong’o e Richard Flanagan

Colonialismo e neocolonialismo, identidade nacional, civilização e barbárie, construção da língua literária, cultura da memória - eis alguns dos muitos pontos em comum entre as jovens e diversas literaturas do Hemisfério Sul. Expoente da literatura africana, o queniano Ngugi wa Thiong'ose encontra em Paraty com o romancista australiano Richard Flanagan, ganhador do Booker Prize em 2014. 
 
19h30 - Mesa 10 - AMAR, VERBO TRANSITIVO
Ana Luisa Escorel e Ayelet Waldman

A americano-israelense Ayelet Waldman e a paulistana Ana Luisa Escorel contam como transformam os legados familiares e as delicadas relações entre pais e filhos em rica matéria-prima literária.
  21h30 - Mesa 11 - OS IMORAES
Eliane Robert Moraes e Reinaldo Moraes

Não é de hoje que o encontro do sexo com a boa literatura produz páginas memoráveis no Brasil. O romancista Reinaldo Moraes e a crítica literária Eliane Robert Moraes conversam sobre literatura erótica e pornográfica, excessos da imaginação, taras sexuais e literárias, autores malditos e libertinagens em geral.
 
Sábado, 4 de julho

10h - Mesa 12 - TURISTAS APRENDIZES
Beatriz Sarlo e Alexandra Lucas Coelho

O turista aprendiz, publicado postumamente em 1976, é talvez o livro de Mário de Andrade que mais fala ao grande público nos dias de hoje, por sua leveza e pelas múltiplas portas de entrada que a literatura de viagem oferece. Duas renovadoras do gênero, a crítica literária argentina Beatriz Sarlo e a escritora portuguesa Alexandra Lucas Coelho, abrem em Paraty as páginas de seus diários de viagem.
 
12h - Mesa 13 - ENCONTRO COM DAVID HARE
O teatro britânico está entre os pontos altos da ficção de nossos dias. Depois de ter apresentado Tom Stoppard ao público brasileiro em 2008, a Flip traz a Paraty David Hare, influente dramaturgo e comentarista político que desde 1968 escrutina em suas peças os destinos políticos da sociedade britânica.
 
15h - Mesa 14 - DE BALÕES E BLASFÊMIAS
Riad Sattouf e Rafa Campos

O cartunista franco-argelino Riad Sattouf, que focaliza as batalhas culturais entre franceses e árabes, ex-colaborador do jornal parisiense Charlie Hebdo, vai debater em Paraty como as batalhas culturais que se travam nas páginas dos quadrinhos. A seu lado, estará o cartunista Rafa Campos, criador da personagem Deus, Essa Gostosa.
 
17h15 - Mesa 15 - OS HOMENS QUE CALCULAVAM
Artur Ávila e Edward Frenkel

A Flip recebe Artur Ávila, o primeiro brasileiro a receber a cobiçada medalha Fields, mais alta premiação da matemática, em 2014. Ávila e o matemático russo-americano Edward Frenkel se reúnem em Paraty para uma conversa divertida sobre vida de cientista e intimidade com os números - com todos os problemas, alegrias e espantos que eles carregam.
 
19h30 - Mesa 16 - ENCONTRO COM ROBERTO SAVIANO
O jornalista italiano Roberto Saviano fala do seu trabalho jornalístico sobre a máfia e o narcotráfico, que lhe valeu ameaças de morte e o obrigou a viver em esconderijos nos últimos anos.
 
21h30 - Mesa 17 - DESPERDIÇANDO VERSO
Arnaldo Antunes e Karina Buhr

Arnaldo Antunes leva a Paraty a sua sólida obra poética, filha da poesia concreta com o rock’n’roll. A seu lado estará a cantora, compositora e poeta estreante Karina Buhr.
 
Domingo, 5 de julho

10h - Mesa 18 - MÚSICA, DOCE MÚSICA
José Ramos Tinhorão e Hermínio Bello de Carvalho

É preciso reconhecer que o nosso olhar sobre a música brasileira não seria o mesmo sem Mário de Andrade. Dois pesquisadores musicais que de certa forma desdobraram as ideias e as pesquisas de Mário sobre as nossas tradições musicais se reúnem nesta mesa histórica para divergir, debater, questionar, discordar e discutir de onde veio e para onde foi a música brasileira.
 
12h - Mesa 19 - DE FRENTE PARA O CRIME
Leonardo Padura e Sophie Hannah

O romance de detetive conquista leitores de todos os perfis e permanece central na literatura contemporânea. O cubano Leonardo Padura, com suas tramas ambientadas na história política do século 20, e a britânica Sophie Hannah, escolhida para dar seguimento à série de Hercule Poirot, célebre detetive criado por Agatha Christie (1890-1976), renovam um gênero popular, de grande força inventiva. 
 
14h - Mesa 20 - CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
José Miguel Wisnik

Um retrato de corpo inteiro do homenageado da Flip 2015, por um de seus grandes leitores. 
 
16h - Mesa 21 - LIVRO DE CABECEIRA
Autores convidados da Flip 2015 leem trechos de seus livros prediletos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços