Concurso seleciona candidatos a Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental



Processo seletivo da Fundação João Pinheiro será composto por três etapas: Enem 2015, provas dissertativas e curso de graduação em administração pública
Estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 no mês de outubro em todo o país podem se inscrever entre os dias 25 de julho e 20 de setembro para o processo seletivo da Fundação João Pinheiro que irá selecionar candidatos ao ingresso na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). O Edital Seplag-FJP nº 002/2015 está disponível nas páginas da FJP e do Idecan.
Com a adoção do Enem como primeira etapa deste concurso público, a seleção será composta também por provas dissertativas, válidas como segunda etapa, e pelo curso de graduação em administração pública, que tem duração de quatro anos e vale como a terceira etapa do processo. A aprovação nessas três fases garante ao candidato o ingresso na carreira de EPPGG.
Processo seletivo
Na primeira etapa do concurso, o candidato deverá obter a pontuação mínima de 350 pontos em cada uma das provas objetivas e de 500 pontos na redação do Enem 2015. As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro. Na sequência, a segunda etapa do concurso da FJP será composta por provas dissertativas de matemática e história, aplicadas no dia 17 de janeiro de 2016. As inscrições para esta fase do processo seletivo custam R$ 120.
Nesta etapa, serão aprovados os 80 primeiros classificados, que deverão se matricular no curso de graduação em administração pública (CSAP), ministrado pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.
A graduação em administração pública corresponde à 3ª etapa deste concurso público. Cumpridos os requisitos legais específicos (conclusão do curso dentro do prazo máximo de cinco anos e não ter sido reprovado em três disciplinas ao longo da graduação), o aluno graduado estará apto a ingressar na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).
Curso e carreira
Oferecido de forma gratuita, o curso de graduação em administração pública é reconhecido pelo MEC e oferece ao aluno bolsa de estudos mensal correspondente a um salário mínimo. O estudante deve ter dedicação exclusiva e, após formado, será nomeado para atuar em um dos diversos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do poder executivo estadual.
As principais atribuições do Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental são a formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas. Esses profissionais também podem atuar nas áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.
Escola de Governo
Com corpo docente extremamente qualificado, a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro tem nota máxima no conceito do Ministério da Educação, e especificamente na área de administração, ocupa o terceiro lugar no país, de acordo com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Mais informações sobre a Escola de Governo, o curso e a carreira: www.eg.fp.mg.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços