sábado, 10 de outubro de 2015

A semana termina com chuva forte e totais elevados em SC

A chuva deve voltar com força a Santa Catarina entre quinta e sexta-feira, 8 e 9 de outubro. A Epagri/Ciram informa que há previsão de chuva forte e em grande quantidade especialmente entre o fim da quinta e a sexta-feira, podendo chegar a 200mm em algumas localidades do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. A chuva representa mais do que o esperado para o mês inteiro no Planalto Sul e Litoral Sul.
No restante do Estado, os totais devem ficar entre 70mm a 80mm no período, podendo superar 100mm em algumas localidades. Para esses dias, também há condições de raios e temporais isolados com possibilidade de ventania e granizo, devido ao deslocamento de uma frente fria por SC. A chuva deve se estender para o fim de semana e, com isso, os totais no período de quinta a domingo podem superar 250mm, como mostra a ilustração abaixo.
chuvasemana
Recomendações da Defesa Civil SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, como banheiros das residências. Fechar janelas e portas e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirõe

Nenhum comentário:

Postar um comentário