Deputados-estudantes tomam posse e elegem Mesa Executiva do Parlamento Universitário
Por Rodrigo Rossi
Mesa executiva que venceu as eleições. / Foto: Sandro Nascimento/Alep
Os deputados-estudantes que participam do Parlamento Universitário 2018 foram empossados na manhã desta terça-feira (30), em sessão especial no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Eles prestaram compromisso legal e, em seguida, fizeram a escolha dos ocupantes dos cargos de comando da Mesa Executiva e também elegeram o governador universitário.
Na abertura da solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa e idealizador do programa Parlamento Universitário, deputado Ademar Traiano (PSDB), fez questão de ressaltar a importância da participação dos estudantes no cotidiano do Poder Legislativo, destacando especialmente a riqueza da experiência na simulação dos trabalhos dos deputados estaduais por vários dias. “Queria dar as boas-vindas aos deputados e deputadas que participam deste Parlamento Universitário. Uma inciativa pioneira no Paraná e no Brasil, premiada nacionalmente, como um dos melhores projetos de inciativa parlamentar, e que nos orgulhamos de poder novamente promover”.
Traiano reafirmou o compromisso que assumiu, ainda em 2015, de abrir o Poder Legislativo para a população, aproximando a sociedade dos deputados estaduais, inclusive com iniciativas permanentes e parcerias com os estudantes e demais órgãos públicos. “Dando oportunidade aos nossos jovens para estarem aqui constantemente, abrimos as portas da Assembleia, não apenas para as universidades, mas aqui transitaram e transitam diariamente inúmeros alunos das escolas do Paraná”.
A mesa de abertura dos trabalhos foi ainda composta pelo defensor público-geral Eduardo Pião Ortiz Abrãao; pelo diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi; pelo diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho; pela diretora de Comunicação, Katia Chagas; e pelo procurador-geral da Alep, Luiz Fernando Feltran.
Na opinião do defensor público-geral, o Parlamento Universitário é uma referência e simboliza o efetivo exercício democrático e de formação de cidadãos mais conscientes, resultado de uma gestão participativa da atual direção do Legislativo estadual. “É uma honra compor a mesa de abertura do Parlamento Universitário. Além de defensor, sou professor universitário. E sempre gostei dessa relação com estudantes. Posso dizer que tudo que vi nestes quatro anos, como este projeto, que já é merecidamente reconhecido e premiado nacionalmente, contribui para o exercício da cidadania e o aperfeiçoamento da democracia. A Assembleia sempre foi guiada pelo diálogo neste período e isso se deve muito à sua mesa diretora. Fico feliz em poder aqui comparecer”, reconheceu Abraão.
Eleição da Mesa – A chapa “Aliança pelo Paraná” venceu a disputa para o comando diretivo do Parlamento Universitário, com 34 votos, composta pelos alunos Lindemberg Almeida Junior (presidente), Lucas Nekel da Silva (1º vice-presidente), Caroline Reva (2ª vice-presidente), Julia Yaegashi (1ª secretária), Victor Gabriel (2º secretário) e Gabriel Bremgartner (3º secretário).
Já a segunda chapa no pleito, formada por Camila de Moraes Gonda (presidente), Lucas Vieira (1º vice-presidente), Willian Costa (2º vice-presidente), Cassio Bozza (1º secretário), Lucas Romano (2º secretário) e Gabriel Garcia (3º secretário), obteve 15 votos.
O presidente eleito reafirmou a importância do Poder Legislativo, lembrando que as leis precisam de efetividade para atender às demandas da população e que, durante o período no comando do Parlamento Universitário, pretende fazer um trabalho plural. “É preciso discutir, ser transparente e interagir. Independentemente do grau de divergência. Deve prevalecer a seriedade e uma régua justa nas tomadas de decisão. Trabalhar em equipe. Estou aqui para servir a sociedade. E como presidente, tenho a missão também de servir aos meus nobres colegas. Que a nossa mão seja uma extensão na vida das pessoas”, afirmou Lindemberg Almeida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança