Escola do Mar de Florianópolis vence Prêmio Fritz Müller
Projeto da Prefeitura foi reconhecido pelas ações voltadas à preservação ambiental

foto/divulgação: SME

A entrega do prêmio ocorre na próxima terça-feira, 6 de novembro, às 20h, na sede da Fiesc, em Florianópolis
A Escola do Mar de Florianópolis foi uma das vencedoras do Prêmio Fritz Müller, criado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Educação, o projeto ganhou um certificado na categoria “educação ambiental”, como reconhecimento de ações voltadas à sustentabilidade e preservação.

A Escola do Mar promove atividades que contribuem para a sustentabilidade na Ilha de Santa Catarina e seu entorno, através da sensibilização junto a estudantes, professores e comunidade em geral, com ênfase em educação marinha e costeira.

Para o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, a premiação é a confirmação da importância do projeto e das atividades de educação que são realizadas.

A entrega do prêmio ocorre na próxima terça-feira, 6 de novembro, às 20h, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Fiesc, em Florianópolis.


Preservação e conhecimento


As atividades da Escola do Mar são feitas a partir de saídas de estudos e observações e se dividem em quatro tipos: a navegação Costa Norte; a navegação para Ilha de Anhatomirim/Ilha de Ratones; a visitação à Fortaleza de São José da Ponta Grossa/Praia do Forte; e a trilha no Manguezal Ratones. Além disso, também são realizadas caminhadas e mutirões de limpeza de praia, mostras artísticas e seminários.

Na navegação Costa Norte são atendidas crianças a partir de cinco anos. São abordados os temas relacionados com a preservação da vida marinha e dos ecossistemas costeiros observáveis a partir do barco-escola.

Na modalidade de navegação para Ilha de Anhatomirim/Ilha de Ratones, o destaque é para a importante relação do homem com o mar e a formação da identidade cultural local a partir do resgate histórico das fortalezas e povoamento de Florianópolis. Os grupos atendidos são estudantes do ensino fundamental a partir do 3º ano e estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).

A visitação à Fortaleza de São José da Ponta Grossa/Praia do Forte engloba a educação infantil (crianças a partir dos quatro anos), educação fundamental e EJA. Nesse roteiro são trabalhados valores a respeito da preservação patrimonial, construção da identidade cultural local, a importância do triângulo defensivo durante o período colonial e o desenvolvimento histórico-geográfico de Florianópolis.

Para finalizar, na trilha do Manguezal de Ratones e Praia da Daniela é proporcionada aos estudantes a possibilidade de vivenciar e contemplar o ecossistema do manguezal, compreender a sua dinâmica, elementos bióticos e abióticos e perceber a importância do mesmo para a manutenção e reposição da vida marinha, bem como as suas fragilidades e impactos gerados pela ação humana. A saída de estudos contempla estudantes da educação fundamental e da EJA.


Resultados


Em quase 10 anos de atividade, o projeto Escola do Mar já desenvolveu atividades de sensibilização e conscientização ambiental para aproximadamente 18.500 crianças, jovens e profissionais da rede municipal de educação de Florianópolis. A iniciativa tem uma média anual de 100 navegações, 1.800 estudantes e 280 professores envolvidos, sendo, portanto, o maior projeto de educação ambiental das redes de ensino da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços