Feira de serviços no Largo Glênio Peres é cancelada


Em função do tempo instável, a feira de serviços, que seria realizada nesta quarta-feira, 31, no Largo Glênio Peres, foi cancelada. O evento marcaria o encerramento do Mês do Idoso em Porto Alegre.

Programação - Desde o dia 1º de outubro, foram oferecidas atividades como meio de promover e valorizar o convívio entre os idosos, o acesso à cultura, à vida social, ao esporte e a outras formas de expressão. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (Comui), Fundo Municipal do Idoso, Sistema Fecomércio/Sesc e associações e entidades que atuam com pessoas idosas. 
 
Qualidade de vida - Com a longevidade aumentando cada vez mais, a Organização Mundial de Saúde adota o termo envelhecimento ativo para a realidade atual dos idosos, que consiste na busca pela qualidade de vida, por meio de uma alimentação adequada e balanceada, da prática regular de exercícios físicos, convivência social, com atividades prazerosas e que diminuam o estresse. Um idoso saudável tem sua autonomia preservada, tanto a independência física como a psíquica. O apoio da família também é essencial para que vivam felizes.
 
Histórico - A Lei nº 12.220, de 14 de fevereiro de 2017, institui outubro como Mês de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso na capital gaúcha. Porto Alegre é a Capital com maior proporção de pessoas acima dos 60 anos, 15,04% dos porto-alegrenses são idosos. O Mês do Idoso, pela sua importância, integra o calendário de datas comemorativas de Porto Alegre, primeira capital brasileira a pleitear o reconhecimento como “Cidade Amigável ao Idoso”.
 


/idosos /servicos
Texto de: Maria Emilia Portella
Edição de: Andrea Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços