Saúde divulga calendário de vacinação contra sarampo em escolas


Foto: Cristine Rochol/PMPA
Meta é atualizar a imunização dos indivíduos entre 15 e 29 anos
Meta é atualizar a imunização dos indivíduos entre 15 e 29 anos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá continuidade nesta semana à vacinação contra o sarampo em adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos em escolas públicas estaduais. O plano, até dezembro, é imunizar alunos e servidores de 120 escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola. Nesta quinta-feira, 1º, o trabalho será realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Humaitá (rua Senhor do Bom Fim, 315, bairro Sarandi). Nessa segunda, 29, a imunização ocorreu no Colégio Estadual Mal. Floriano Peixoto, no Centro Históricoonde a equipe voltará na manhã do dia 6. 
As 120 escolas públicas selecionadas têm, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), 48 mil alunos entre 15 e 19 anos. Esta faixa etária tem 16 casos confirmados de sarampo na cidade. Outros 13 estão na faixa 20-29 anos. No total, Porto Alegre contabiliza até o momento 36 casos confirmados da doença.
O secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, salienta a importância da intensificação e descentralização do trabalho de imunização. “Temos que fazer um bloqueio da população mais suscetível, que acaba sendo quem transmite nessa faixa etária para outras faixas, por isso estamos indo nos lugares onde elas se concentram”, declara Harzheim.

Plano de Enfrentamento do Sarampo - A intensificação de vacinação para adolescentes e jovens faz parte do Plano de Enfrentamento do Sarampo da SMS. A meta é avaliar a situação vacinal e atualizar a vacinação dos indivíduos entre 15 e 29 anos por meio de ações realizadas em 120 escolas, quartéis e universidades.
Porto Alegre recebeu 77 notificações de suspeitas de sarampo em 2018, com confirmação de 36 casos. Cinco continuam em investigação, os demais foram descartados. Do total de casos confirmados, 29 são pacientes entre 15 e 29 anos, sendo que 33 (91,7%) não têm o esquema vacinal completo contra sarampo. Dos 36 pacientes, 29 (80,5%) são homens.
A intenção é manter até o final de dezembro diferentes estratégias visando ao aumento da cobertura vacinal no público-alvo e à interrupção da cadeia de transmissão da doença na cidade. Nas unidades de saúde, o SUS oferece a vacina para todas as pessoas, de 1 ano até 49 anos de idade, em todas as salas de vacina.
O esquema vacinal varia de acordo com a faixa etária. De 1 ano aos 29 anos de idade, devem ser feitas duas doses da vacina, com intervalo mínimo de um mês; dos 30 aos 49 anos, uma dose é suficiente. Para avaliar a situação vacinal, é importante levar à unidade de saúde a caderneta de vacinação.
A SMS solicita às pessoas que têm caderneta de vacinação que apresentem o documento para que a situação vacinal seja avaliada. “Caso não possua, compareça a uma unidade de saúde e converse com um profissional, que passará as orientações”, explica a enfermeira Bianca Ledur, do Núcleo de Imunizações da SMS. Mulheres grávidas não devem ser vacinadas, pois a tríplice viral é composta por vírus atenuados.
Calendário de vacinação - O trabalho junto a escolas estaduais tem previsão de término em dezembro. Na próxima semana serão visitadas 14 escolas, de acordo com o cronograma divulgado nesta terça-feira, 30. Quando não indicado o turno da ação, haverá profissionais da SMS ao longo do dia.
Dia 5/11, segunda-feira
EEEF Padre Leo
EEEF Dr. Carlos Barbosa Gonçalves 
Dia 6/11, terça-feira
EEEF Camila Furtado Alves – turno manhã
Colégio Estadual Dr. Glicério Alves – manhã
Colégio Estadual Francisco A. Vieira Caldas Jr.
EEEF Prof. Marina Martins de Souza
EEEF América
Colégio Estadual Mal. Floriano Peixoto – manhã
Dia 7/11, quarta-feira
EEE de Ensino Médio (EEEM) Dr. Oscar Tollens
Escola Técnica Estadual José Feijó
Dia 8/11, quinta-feira
EEEF 20 de Setembro
EEEF Ministro Salgado Filho
Dia 9/11, sexta-feira
EEEF Lions Club Porto Alegre
EEEF Itamarati

   

/vacinacao
Texto de: Patrícia Coelho
Edição de: Andrea Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governador destaca investimento de R$ 120 mi em Ponta Grossa

Prefeitura começa a instalar lâmpadas de LED em ruas escolhidas pela população