Vila Pantanal tem mutirão de limpeza para a prevenção de doenças

A Regional Boqueirão fez nesta terça-feira (30) um mutirão de limpeza na Vila Pantanal, região do Alto Boqueirão. A ação começou por volta das 9h. Caminhões da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Obras passaram recolhendo lixo da casa dos moradores.
A Vila Pantanal tem aproximadamente 4,5 mil habitantes e a área é carente de obras de infraestrutura. Por isso, a administração regional realiza diversas ações ali, desde limpeza de córregos até mutirões de recolhimento de lixo, como forma de prevenir doenças e conscientizar a população.
Nesta terça, a ação da Prefeitura teve um momento especial: a retirada de grande quantidade de lixo e de materiais acumulados na casa de uma família da região. Foram necessários quatro caminhões para retirar materiais recicláveis, pedaços de madeira, partes de eletrodomésticos e resíduos da pequena casa.
Raquel Cassapula, da Unidade de Saúde Pantanal, relatou que foi feito um processo de acompanhamento e orientação com os moradores do local, explicando a necessidade de limpeza para evitar doenças. “Esse trabalho é feito constantemente aqui e dessa vez conseguimos realizar a limpeza nesta casa também, o que vai preservar a saúde dos moradores e dos vizinhos”, disse.
A Fundação de Ação Social (FAS) também faz um trabalho extenso de acompanhamento dos moradores desta casa. Em agosto e setembro, as equipes da Prefeitura visitarm 400 casas na região
Ação nas escolas
Enquanto as equipes realizavam a limpeza, a Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz recebia a equipe do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, em uma ação de conscientização sobre o lixo.
No intervalo, os alunos receberam panfletos e orientações dos técnicos da Prefeitura, com o apoio de maquetes e brinquedos didáticos. “Nosso intuito éconversar com o máximo de crianças para elas transmitirem as informações aos pais”, conta Igor Szymanski, agente do Centro de Controle de Zoonoses.
Entre agosto e setembro, passaram pelo processo de orientação cerca de 900 alunos de escolas da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços