Vila Pantanal tem mutirão de limpeza para a prevenção de doenças

A Regional Boqueirão fez nesta terça-feira (30) um mutirão de limpeza na Vila Pantanal, região do Alto Boqueirão. A ação começou por volta das 9h. Caminhões da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Obras passaram recolhendo lixo da casa dos moradores.
A Vila Pantanal tem aproximadamente 4,5 mil habitantes e a área é carente de obras de infraestrutura. Por isso, a administração regional realiza diversas ações ali, desde limpeza de córregos até mutirões de recolhimento de lixo, como forma de prevenir doenças e conscientizar a população.
Nesta terça, a ação da Prefeitura teve um momento especial: a retirada de grande quantidade de lixo e de materiais acumulados na casa de uma família da região. Foram necessários quatro caminhões para retirar materiais recicláveis, pedaços de madeira, partes de eletrodomésticos e resíduos da pequena casa.
Raquel Cassapula, da Unidade de Saúde Pantanal, relatou que foi feito um processo de acompanhamento e orientação com os moradores do local, explicando a necessidade de limpeza para evitar doenças. “Esse trabalho é feito constantemente aqui e dessa vez conseguimos realizar a limpeza nesta casa também, o que vai preservar a saúde dos moradores e dos vizinhos”, disse.
A Fundação de Ação Social (FAS) também faz um trabalho extenso de acompanhamento dos moradores desta casa. Em agosto e setembro, as equipes da Prefeitura visitarm 400 casas na região
Ação nas escolas
Enquanto as equipes realizavam a limpeza, a Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz recebia a equipe do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, em uma ação de conscientização sobre o lixo.
No intervalo, os alunos receberam panfletos e orientações dos técnicos da Prefeitura, com o apoio de maquetes e brinquedos didáticos. “Nosso intuito éconversar com o máximo de crianças para elas transmitirem as informações aos pais”, conta Igor Szymanski, agente do Centro de Controle de Zoonoses.
Entre agosto e setembro, passaram pelo processo de orientação cerca de 900 alunos de escolas da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança