Agosto Dourado conscientiza sobre aleitamento materno

O aleitamento é a principal fonte de nutrientes para a sobrevivência e desenvolvimento de um recém-nascido. Durante os seis primeiros meses de vida, optar exclusivamente pela amamentação materna, sem alimentos adicionais, reduz as taxas de mortalidade infantil e de morbidade (quantidade de indivíduos portadores de determinado distúrbio dentro de um grupo) de várias doenças em crianças. 

Além disso, o aleitamento traz benefícios para a mulher. A probabilidade de desenvolver câncer de mama ou de ovários diminui, assim como o risco de morte por artrite reumatoide - doença autoimune e inflamatória que atinge mulheres na maior parte das vezes. 

A Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (World Alliance for Breastfeeding Action - Waba) criou, em 1992, o Dia Mundial da Amamentação, celebrado em 1º de agosto. No mesmo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (United Nations Children's Fund - Unicef) passaram a promover a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que ocorre entre os dias 1º e 7 de agosto. A edição de 2018 pautou o tema "Aleitamento: o alicerce da vida". 

Em 2017, a Lei Federal 13.435 instituiu o Agosto Dourado, voltado para ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. Na data, ocorrem palestras e eventos, divulgação em mídias e espaços públicos, reuniões com comunidades e iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços