Após eleição de Bolsonaro, secretário-geral da ONU diz que espera continuar cooperação com Brasil

por ONU Brasil
Assembleia Geral da ONU. Foto: ONU/Cia Pak
Assembleia Geral da ONU. Foto: ONU/Cia Pak

Em coletiva de imprensa na segunda-feira (29), o porta-voz do secretário-geral da ONU António Guterres afirmou que o dirigente máximo das Nações Unidas espera continuar a cooperação e "a relação muito importante" com o Brasil quando o novo presidente, Jair Bolsonaro, assumir o cargo. Segundo Guterres, o Estado brasileiro "tem um papel crítico a desempenhar em muitos dos temas que estão na agenda da ONU".
Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral, disse em Nova Iorque que Guterres "parabeniza o povo brasileiro pelo seu espírito democrático, evidenciado na sua participação (nas eleições do último domingo)". O chefe da ONU ressaltou ainda "a importância das contribuições do Brasil para a Organização" e disse que espera "continuar com a colaboração".
"O povo brasileiro participou de um exercício democrático bastante vibrante. O secretário-geral espera continuar com a cooperação que manteve com o Brasil quando o novo presidente assumir o cargo", completou Dujarric.
Também sobre a vitória de Bolsonaro, a presidente da Assembleia Geral da ONU, María Fernanda Espinosa, afirmou que espera "continuar o trabalho com o Brasil". "É um Estado-membro muito importante e, como sabemos, um membro fundador da Organização", disse a porta-voz da dirigente, Monica Grayley, também em coletiva de imprensa na sede das Nações Unidas.
"A presidente acredita que o diálogo é a melhor ferramenta para processos políticos em todos os lugares", completou a representante de María Espinosa.
De acordo com a porta-voz, a presidente espera prosseguir o trabalho com o Brasil para implementar a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. Esse marco internacional reúne objetivos ambiciosos para acabar com a fome e a pobreza, reduzir desigualdades sociais, combater as mudanças climáticas, promover saúde e educação de qualidade e eliminar a violência contra as mulheres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços