Começa nova fase da Operação Muralha, de proteção da fronteira

A praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná, foi o local escolhido para o lançamento de mais uma fase da Operação Muralha, de reforço da proteção na área de fronteira. Liderada pela Receita Federal, a Operação terá a participação de mais de 350 profissionais, de diferentes forças de segurança. O lançamento foi nesta terça-feira (30).
O objetivo central é o fortalecimento do controle e da fiscalização para prevenir e combater os crimes de contrabando, descaminho, tráfico de drogas, de armas, de munições, de medicamentos, além de outros crimes praticados, com especial enfoque nos produtos que ingressam no Brasil vindos do Paraguai.
Além das forças de segurança federais, a operação contará com o reforço de policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), de policiais civis e do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná. O BPFron é uma unidade especializada da Polícia Militar do Paraná, o primeiro de âmbito estadual do País criado com o objetivo principal de prevenir e reprimir a prática de crimes transfronteiriços.
“Seguindo nossa diretriz na Secretaria da Segurança Pública, estamos fortalecendo a integração e mais uma vez participando ativamente da Operação Muralha, liderada pela Receita Federal”, afirma o secretário da Segurança Pública, Júlio Reis. “O fortalecimento das nossas ações na fronteira é de interesse do País e tem colaborado de maneira muito significativa para a redução de criminalidade no Paraná, como o menor número de homicídios dos últimos 11 anos”, exemplificou ele.
FISCALIZAÇÃO - O principal ponto de atuação será a barreira fixa de fiscalização, montada na praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu. Além disso, haverá presença de equipes volantes em estradas secundárias da região, nas margens do Rio Paraná e do Lago de Itaipu. A Operação contará ainda com o apoio de scanners e helicóptero da Receita Federal, além de equipes com cães farejadores. A atuação se dará de forma permanente e ininterrupta (24 horas por dia), com objetivo de verificação dos veículos que passarem pelo local no sentido Foz do Iguaçu – Cascavel.
PARCEIROS - A Operação Muralha está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e tem como objetivo o combate aos crimes fronteiriço. A Operação é coordenada pela Receita Federal em parceria com Justiça Federal de Foz do Iguaçu, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil e Departamento de Inteligência do Estado do Paraná), Justiça Estadual e Ministério Público Estadual da Comarca de São Miguel do Iguaçu e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços