Educação debate direitos humanos, rede de proteção e equidade

Profissionais da rede municipal de ensino de Curitiba debatem nesta semana as políticas educacionais voltadas à promoção e garantias dos direitos humanos. Teve início nesta terça-feira (30/10), no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, o II Seminário Municipal de Educação em Direitos Humanos de Curitiba, que acontece em paralelo ao I Fórum Transformando Realidades: Equidade na Educação e ao I Fórum da Rede de Proteção.
Os eventos seguem até quinta-feira (1/11), com palestras, momentos culturais e mostras de trabalhos desenvolvidos nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A mostra é aberta ao público.
A secretaria municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou durante a abertura do evento, que direitos devem ser respeitados e condicionados aos deveres. “Não há como pensar em direitos humanos sem passar pela via da amorosidade. Sem ela não há teoria que suporte o trabalho em direitos humanos. Um evento como esse nos provoca a pensar naquilo que temos de mais humano”, disse a secretária.
Respeitar as diferenças
Os trabalhos em exposição são instalações, desenhos, bonecos, móbiles, almofadas e mais de uma centena de produções de mãozinhas que estão crescendo, aprendendo a compreender e respeitar as diferenças e a entender o seu papel de cidadão. “É o compartilhar dos projetos desenvolvidos desde o início deste ano a partir da educação em direitos humanos”, explicou a coordenadora de Equidade, Família e Rede de Proteção, Carla Trisotto.
Entre os projetos expostos está o do CMEI Guilherme Canto Darin, no Parolin. O professor Willimar Sass Júnior, responsável por montar a produção das crianças sobre a diversidade cultural dos povos indígenas elogiou a iniciativa do município, na promoção dos eventos.
“É uma forma de apresentarmos para a sociedade um pouco do muito que é feito diariamente com as crianças para torná-las conscientes de seus direitos e deveres, de prepará-las para compreenderem princípios e valores associados aos aprendizados”, disse Willimar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços