Museu da Comunicação recebe exposição sobre história do futebol

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa recebe, a partir desta quarta-feira (31), a exposição itinerante Museu do Futebol na Área. A mostra é parte das comemorações alusivas ao 10º aniversário do Museu do Futebol, de São Paulo, e já passou por três cidades brasileiras, recebendo mais de 200 mil visitantes. A exposição fica aberta até 16 de dezembro, com entrada franca, das 10h às 18h.
 
O secretário da Cultura Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo, agradeceu a todos os envolvidos em trazer a exposição para o Rio Grande do Sul. “O futebol nos ajuda a entender a nossa história como nação, como sociedade, como paixão, por isso para nós é uma alegria receber o Museu do Futebol no nosso Museu da Comunicação, salienta. Victor Hugo ressalta que a exposição traz um recorte especial sobre o futebol no Rio Grande do Sul, terra de craques e de muitos títulos.
A diretora do Museu da Comunicação, Beth Corbetta, saudou a chegada da exposição e o trabalho da Sedactel na recuperação do espaço que esteve fechado e reabriu neste ano. “A mostra conta a história por meio do futebol, é interativa e didática, soma muito para a cultura do estado”. Para o diretor do Museu do Esporte, Eric Klug, a exposição está ampliando o conhecimento da sociedade e do próprio Museu do Esporte. “Estamos agregando às histórias a cada cidade que passamos, elas crescem a partir das conversas e das vivências que esse trabalho nos proporciona”, comemora.
 
PORTO ALEGRE

“Museu do Futebol na Área reproduz sete das 15 salas presentes na sede do Museu, no emblemático Estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo, para levar a experiência que já encantou mais de 3,5 milhões de pessoas desde a sua inauguração, em 2008. Para isso, contou com o time que participou do projeto original, os cenógrafos Daniela Thomas e Felipe Tassara, o designer Jair de Souza e o artista multimídia Tadeu Jungle, que assina uma instalação exclusiva para a mostra. Para ampliar a emoção do público local, incorpora histórias, fotos e curiosidades sobre o futebol de cada cidade por onde passa.
Em Porto Alegre, a rivalidade entre os clubes Grêmio e Internacional estará bastante presente. O GRE-NAL é representado desde fotos dos primórdios dos clubes, no início do século 20, ao jogo de pebolim (ou totó) e de futebol de botão. Compõe a mostra uma vitrine em homenagem a Aldyr Schlee, gaúcho criador da camisa canarinho da Seleção Brasileira, em 1953, e outra com camisas e objetos históricos dos dois clubes, dentre eles uma usada pelo ídolo colorado Fernandão na conquista da Taça Libertadores da América em 2006 e outra usada por Paulo César Magalhães na conquista gremista do Mundial de 1983. Para compor esse tom local, o Museu do Futebol contou com o apoio dos memoriais de ambos os clubes porto-alegrenses, como o do Museu do Sport Club Internacional Ruy Tedesco, do Museu do Grêmio Hermínio Bittencour, do acervo do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, do Museu da UFRGS e do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo.
Para grupos de escolas, terceira idade, ONGs e outras instituições, haverá serviço de agendamento para visitas educativas. A mostra conta com materiais para alunos e professores para que o aprendizado continue após a visita.
A exposição Museu do Futebol na Área tem patrocínio da Motorola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do governo federal, e apoio da Epson, que desde a inauguração no Pacaembu concede sua tecnologia para projeção das imagens, e da Urso Filmes. O apoio local é do governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. O Museu do Futebol é uma iniciativa do governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão.
 
SERVIÇO
Museu do Futebol na Área - Porto Alegre
Quando: de quarta-feira (31) a 16 de dezembro, de terças a domingo das 10h às 18h
Onde: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
Rua dos Andradas, 959 Centro – Porto Alegre, RS
Entrada gratuita
 
Agendamento de grupos para visitas mediadas e outras informações:
Museu do Futebol: www.museudofutebol.org.br I @museudofutebol
 
Texto: André Furtado/ Ascom Sedactel
Edição: Léa Aragón/ Secom 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços