Fundação Abrinq e Instituto Cyrela revitalizam salas de escola


Foto: Eduardo Beleske / PMPA
Vinte instituições de ensino da rede municipal foram beneficiadas
Vinte instituições de ensino da rede municipal foram beneficiadas
A revitalização de duas salas de berçário da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) da Vila Nova Restinga foi comemorada nesta terça-feira, 30. A obra é resultado do Programa Creche para Todas as Crianças, uma parceria da Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), com patrocínio do Instituto Cyrela. A inauguração da obra contou com a participação da líder da área de Educação da fundação, Daniela Florio, que viajou de São Paulo para Porto Alegre para participar do ato, e da representante do Instituto Cyrela, Débora Beltrão, além do secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, e da diretora pedagógica da Smed, Maria Claudia Bombassaro Calegari.
A escola foi a indicada pela Diretoria Pedagógica para receber a reforma em seu espaço de berçário por ter o maior número de alunos nessa etapa da Educação Infantil. As duas salas reformadas são de Berçário 1 (B1) e Berçário (B2) e cada uma atende 18 crianças. Na sala de B1, o objetivo foi a reorganização do espaço, buscando facilitar o trabalho dos educadores. Foi aberta uma passagem entre a sala de atividades e o refeitório, isolando a área de higienização (troca de fraldas). Para essas mudanças, foram executadas a reinstalação de uma porta, a construção de uma parede em gesso acartonado e a colocação de cerâmica esmaltada voltada para o trocador. O espaço também ficou mais arejado e iluminado com uma nova janela em alumínio com grade de proteção e o aumento de outra.
Já a sala de B2 recebeu um novo piso laminado sobre o parquê. Segundo a vice-diretora Rita Machado, a Emei da Vila Nova Restinga tem 39 anos e o piso do local nunca havia sido trocado, causando a deterioração. “Com a reforma, os espaços estarão mais bonitos e organizados, cada um no seu espaço, melhorando o atendimento”, diz Rita. A comunidade escolar compartilha desse entusiasmo. Conforme conta a vice-diretora, o conselho de pais é bastante atuante na escola e, na última reunião de pais, todos demonstraram apoio. “Eles ficaram felizes. A maioria acompanha o trabalho e perguntaram se poderiam ajudar com algo. Esse bom relacionamento facilita a comunicação”, afirma Rita. As obras custaram cerca de R$ 15 mil e duraram cerca de uma semana.
“Nós acreditamos muito em uma educação infantil de qualidade, que Porto Alegre já tem mas podemos colaborar melhorando o espaço deste berçário. Esperamos que seja o começo de uma parceria muito longa”, comemorou Daniela. O projeto foi realizado este ano em três cidades: primeiro em Porto Alegre, além de São Paulo e Rio de Janeiro. “Na Cyrela, somos contagiados pelo clima de voluntariado e isso é muito importante para nós. Esta é uma maneira da gente mudar o mundo: fazendo o bem”, explica Débora.
“A participação da sociedade civil é fundamental para a melhoria das escolas, especialmente repassando recursos diretamente para os conselhos escolares (órgãos compostos por diferentes segmentos da comunidade escolar e que possuem CNPJ próprio). Assim, a Smed faz a mediação, mas a escola pode usar o recurso da melhor maneira. Agradecemos muito a parceria com a Fundação Abrinq e o Instituo Cyrela para melhorar a qualidade do atendimento aos nossos alunos mais novos”, completa o secretário. “Esperamos poder ampliar esta parceria no próximo ano”.
A Escola Comunitária de Educação Infantil Boa Esperança, no bairro Santa Tereza, recebeu o kit pedagógico em nome das 20 instituições de ensino beneficiadas. O conjunto é formado por itens como teatro de fantoches, instrumentos musicais, jogos, túnel e outros brinquedos que estimulam e divertem as crianças. “Ficamos imensamente felizes com os presentes e com o curso que a Abrinq nos ofereceu. As crianças irão aproveitar muito”, conta a coordenadora da instituição de ensino, Maristela Baltazar. Em junho deste ano, a Smed e a Fundação Abrinq realizaram o primeiro encontro do Programa Creche para Todas as Crianças, promovendo uma formação continuada para profissionais que atuam na educação infantil nas redes públicas municipal e comunitária. “A educadora que participou ficou tão empolgada que está cursando Magistério agora na Escola Municipal de Ensino Médio Emilio Meyer”, comemora Maristela.
Cidadania - A Fundação Abrinq, com sede em São Paulo, tem como propósito a defesa dos direitos e do exercício da cidadania de crianças e adolescentes e trabalha atualmente 2,5 mil programas em todo o Brasil. O Programa Creche para Todas as Crianças – com patrocínio da Cyrela – tem como objetivos específicos a qualificação de práticas pedagógicas de estímulo à leitura e raciocínio lógico, fortalecimento de vínculos entre famílias e profissionais das creches e o promover a melhoria da infraestrutura e dos recursos pedagógicos.
Escolas da rede municipal participantes do projeto e que receberão kits de brinquedos:
Públicas municipais: Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Osmar Santos Freitas; Emei Vila Mapa 2; Emei da Vila Max Geiss; Emei Santo Expedito; Emei da Vila Valneri Antunes; Emei Miguel Velasquez; Emei Vila Nova Restinga, Emei Florencia Socias; Emei Tio Barnabé e Emei Erico Veríssimo
Públicas comunitárias: Escola Comunitária de Educação Infantil (Ecei) Anjinho da Guarda; Ecei Arco Íris 1; Ecei Raio de Sol, Ecei Renascer da Esperança; Ecei Jesus Bom Pastor; Ecei União Esperança; Ecei Boa Esperança; Ecei Marieta Paixão; Ecei Aelca e Ecei Nossa Senhora dos Navegantes.


/educacao /escolas
Texto de: Luzia Lindenbaum
Edição de: Gilmar Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços