FAS apresenta projetos e resultados alcançados pelos Cras

Projetos que estão ajudando a melhorar a vida em comunidades carentes e as perspectivas de vida de seus moradores poderão ser conhecidos nesta quarta-feira (31/10), durante o XI Encontro Municipal de Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Promovido pela Fundação de Ação Social (FAS), o evento acontecerá no Salão de Atos do Parque Barigui e será aberto às 8h30 pela presidente da FAS, Elenice Malzoni.
Os Cras são espaços que funcionam como porta de entrada para os serviços de atendimento social de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, de todas as idades, gêneros e regiões da cidade.  
Durante toda a manhã de quarta-feira (31/10), o encontro será uma espécie de vitrine do trabalho realizado junto às mais de 60 mil famílias que são atendidas nos Cras e os quase 70 grupos de convivência, que este ano foram frequentados por quase 3 mil pessoas, principalmente adolescentes e idosos. Para isso, foram selecionadas 12 práticas bem-sucedidas que serão apresentadas até as 12h.
Entre elas estão os projetos “Reciclar em Harmonia”, do Cras Laguna, no Tatuquara, e “Banco de Jovens Talentos”, do Cras Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial.
No “Reciclar em Harmonia”, que começou a ser desenhado no ano passado, a equipe local incentiva a construção de instrumentos musicais a partir de sucata que poderia estar poluindo ruas, margens de rios e funcionando como criadouros do mosquito vetor da dengue. Além de incentivar a criatividade dos participantes, o projeto está se mostrando uma ferramenta de inclusão e antibullying.
O “Banco de Jovens Talentos” é mais antigo. Há sete anos, técnicos da unidade apostam na sensibilização para o mundo do trabalho e mantêm currículos de adolescentes interessados em ser aprendizes ou estagiários em contato com empresas parceiras da ação. Para isso, eles frequentam oficinas de 40 horas com direito a formatura e certificado. Há histórias de jovens que começaram como aprendizes e, hoje, fazem faculdade na área em que tiveram sua primeira experiência de trabalho.
O período da tarde do encontro foi reservado para atividades de gestão, como planejamento e articulação de ações, e uma palestra de encerramento sobre qualidade de vida. 

Aviso de pauta: XI Encontro Municipal de Centros de Referência de Assistência Social (Cras)
Data: quarta-feira (31/10)
Horário: 8h30 às 16h
Local: Salão de Atos do Parque Barigui, Al. Ecológica Burle Marx, S/N - Santo Inacio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços