Salva-vidas da Operação Golfinho testam quadriciclo para serviços de socorro

Operação Golfinho
Equipamento está sendo usado pela primeira vez no Rio Grande do Sul com esta finalidade - Foto: Divulgação/BM -
Os salva-vidas da 46ª Operação Golfinho estão utilizando, em fase de testes, um Quadriciclo Polaris 4 x 4 para reforçar as ações de prevenção e salvamento no Litoral. No sábado (26), o equipamento foi para a praia de Torres, para ficar até este domingo (27).
O veículo, adequado para atividades à beira-mar, propicia rápida intervenção das equipes de salva-vidas, auxiliando no pronto atendimento a vítimas de afogamento. Nesta segunda-feira (28), será levado para  Tramandaí, onde permanecerá em teste até o ano-novo.  
"Após essa fase de testes, será avaliada a servibilidade do quadriciclo para apoio às atividades de salvamento aquático e a viabilidade de aquisição do equipamento pelo comando", diz o major Julimar Fortes Pinheiro, da Operação Golfinho.
Para o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros do RS, tenente-coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, trata-se de um processo estratégico. "São equipamentos modernos, que configuram um diferencial na pronta resposta dada pelos salva-vidas. A possibilidade de testá-los é fundamental para que possamos avaliar o desempenho desses veículos no nosso Litoral", afirma.
Em outros estados brasileiros, o quadriciclo já é muito utilizado. No Rio Grande do Sul, está sendo empregado pela primeira vez com a finalidade de prestação de socorro.
Também estão sendo testados os veículos Agrale Marruá AM 200, que tem grande capacidade operacional e foi desenvolvido para atuação em locais de difícil acesso. Outro recurso em fase de testes é a Topic AC2R (Auto Comando Rápida Resposta), equipada com materiais de informática e câmeras, possibilitando a presença de ponto de comando em grandes eventos.
Agrale Marruá AM200
Possui tração nas quatro rodas e foi concebido para atuação em locais de difícil acesso. Robusto e de grande capacidade operacional, será empregado em apoio aos salva-vidas e das equipes de busca e salvamento. Permitirá uma resposta adequada às vítimas.
Topic AC2R (Auto Comando Rápida Resposta)
Equipado com materiais de informática e câmeras, o veículo possibilita o deslocamento a áreas específicas de um ponto de comando equipado para gestão de grandes eventos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança