HPS recebe doação de sangue para ampliar estoques


Foto: Cristine Rochol/PMPA
Unidade de Coleta e Transfusão funcionará no dia 31 de dezembro Unidade de Coleta e Transfusão funcionará no dia 31 de dezembro
Para suprir as necessidades de estoque, especialmente nesta época do ano, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) chama a atenção para a importância de doar sangue, ato fundamental para salvar vidas. A Unidade de Coleta e Transfusão do hospital funciona das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, na rua Venâncio Aires, 1116, 2º andar, incluindo o dia 31 de dezembro.

“Com a proximidade das festas de fim de ano, normalmente há um aumento no número de acidentes, especialmente com fogos de artifício e no trânsito, por causa do consumo de álcool. Em função disso, é provável que a demanda de sangue também aumente”, avalia a enfermeira Valéria Pontes, que coordena a unidade. Interessados em colaborar devem procurar o HPS levando documento com foto, além de observar alguns critérios, como estar alimentado e em bom estado de saúde, dormir pelo menos seis horas na noite anterior e evitar fumar duas horas antes da doação (confira outras orientações abaixo).

Inaugurada em 2014, a Unidade de Coleta e Transfusão ocupa uma área de cerca de 200 metros quadrados, equipada com os mais sofisticados e seguros equipamentos para coleta e armazenamento de sangue. Tem capacidade para receber 20 doadores por turno, em ambiente climatizado com ar-condicionado central. As homogeneizadoras, máquinas que fazem a coleta, têm um sistema de vedação acionado assim que a coleta termina, eliminando riscos de contaminação e garantindo o máximo de segurança para o doador e para o servidor da unidade.

O HPS tem uma demanda mensal de cerca de 400 bolsas de sangue, que são guardadas em nove geladeiras especiais integradas por um sistema de software que monitora a temperatura em cada uma. O controle de temperatura e estoque é visualizado nas telas dos computadores do setor. O investimento na UCT foi de R$ 1 milhão, incluindo obras e equipamentos.

Orientações para doar sangue:

- Pessoas entre 18 e 65 anos em bom estado de saúde, que não tenham tido hepatite depois dos 10 anos.
- Pesar acima de 50 quilos, descontando o vestuário.
- Estar alimentado e não fazer exercícios físicos antes da doação.
- Evitar fumar duas horas antes da doação.
- Não ser usuário de drogas e não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
- Ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação. A qualidade do sono é importante, por isso, plantonistas não devem doar sangue no dia em que saírem do plantão.
- Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos 12 meses.
- Não ter realizado endoscopia nos últimos 12 meses.

No momento da doação, é necessário apresentar um dos seguintes documentos com foto: carteira de identidade, profissional, habilitação ou passaporte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade