Ministro Lewandowski destaca avanços na atuação do Colégio de Presidentes de TJs



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, destacou nesta terça-feira (15) os avanços obtidos pela atuação do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Justiça e mencionou seu apoio à formalização constitucional do órgão como representante dos Tribunais de Justiça e da Justiça local. A declaração foi dada na solenidade de posse do novo presidente do Conselho, desembargador Pedro Cardos Bitencourt Marcondes, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG). A solenidade foi realizada no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, em Brasília.
“Contem os presidentes dos Tribunais de Justiça com o apoio integral do presidente do STF e do CNJ no sentido de trabalharmos para a aprovação de uma emenda constitucional com o fim de que os Tribunais de Justiça e a Justiça estadual como um todo estejam também representados no nível constitucional, no mesmo patamar que a Justiça Federal e a Justiça do Trabalho”, afirmou o ministro.
Ele também destacou a maior atuação que o Conselho de Presidentes passou a ter na uniformização de procedimentos dos tribunais locais, criando novas pontes para o diálogo com o CNJ. Diálogo esse que foi oficializado recentemente, com sua atuação formal como órgão consultivo do Conselho Nacional de Justiça. “Nesse pouco espaço de tempo, o Conselho de Presidentes já respondeu a 11 consultas do CNJ relativas a alterações em resoluções importantes que diziam respeito não só ao interesse dos presidentes dos Tribunais de Justiça, mas também aos juízes de primeiro grau”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade