domingo, 27 de dezembro de 2015

Arrecadação com IPVA cresce 8% em 2015

A Secretaria de Estado da Fazenda espera fechar o ano com uma arrecadação de R$ 1,4 bilhão com o IPVA, o imposto sobre veículos automotores, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. “Foi um bom resultado para um ano de crise. A inadimplência se manteve abaixo de 4% e temos que levar em conta que a tabela de 2015 reduziu em média 3,4%”, destaca o gerente de arrecadação, Nilson Rodolfo Scheidt. O IPVA representa em torno de 10% da arrecadação própria do Estado.

A previsão para 2015 é arrecadar R$ 1,56 bilhão com IPVA. Mais uma vez houve redução na tabela, desta vez de 4%. A arrecadação do IPVA é de competência dos Estados e do Distrito Federal, mas 50% dos valores arrecadados são repassados ao município em que o veículo estiver licenciado. A receita do imposto é utilizada para investimentos em áreas como saúde, educação, segurança e saneamento, ou seja, não é exclusiva para obras viárias.

Em Santa Catarina, as alíquotas do imposto variam entre 1% e 2%, dependendo do modelo do veículo. É a alíquota mais baixa entre os estados do Sul (PR 3.5% e RS 3%) e São Paulo (4%). O proprietário do veículo pode quitar em cota única ou em três parcelas mensais consecutivas, sem desconto. Mais informações do IPVA estão aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário