Visitantes poderão conhecer atrativos turísticos no feriado de Ano Novo


Diego Alves
CATEDRAL DE VITÓRIA
A Catedral é uma das opções de turismo e faz parte do "Visitar Centro Histórico"(Ampliar imagem)
André Sobral
Visita Inauguração do Novo Tanque do Projeto Tamar
O Tamar Vitória fica na Praça do Papa e pode ser visitado por adultos e crianças(Ampliar imagem)
Os visitantes que estiverem na capital neste feriado prolongado de Ano Novo contarão com vários atrativos turísticos abertos para conhecer, interagir e descobrir um pouco da formação da cidade, que possui mais de quatro séculos de história.
Os monumentos que compõem o Visitar Centro Histórico são uma boa opção. A visita interna aos locais é gratuita e guiada por monitores. O funcionamento ocorrerá normalmente neste sábado (29) e domingo (30), das 13h às 17h. Na segunda é terça não haverá atividade.
Fazem parte do roteiro as igrejas Nossa Senhora do Rosário, do Carmo e de São Gonçalo e o Convento São Francisco. A Catedral Metropolitana também integra projeto e é o único patrimônio aberto independente de monitoria.
A Capela Santa Luzia atualmente está fechada para obras de restauração pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Theatro Carlos Gomes faz parte do projeto, mas também passa por obras de reparo no telhado e na rede elétrica realizada pelo Governo do Estado.
Embora estejam fechados para obras, os visitantes podem apreciar a arquitetura desses monumentos, com referência a vários períodos e séculos, e fazer fotos para retratar as belezas e mostrar aos amigos e familiares.

Tamar

O Centro de visitantes Tamar Vitória, na Enseada do Suá, é outra oportunidade para conhecer de perto as tartarugas marinhas. No local há aquários para observação de espécies e palestras sobre sua vida, reprodução e preservação. No sábado e domingo o funcionamento será das 8h às 17h. Já na segunda (31), das 8h30 às 13h. Terça-feira, 1º de janeiro, não haverá atividade.

Paneleiras

Outro ponto de parada é o galpão das Paneleiras de Goiabeiras. Lá, o visitante poderá ver de perto a fabricação artesanal das panelas de barro, um saber passado por gerações há mais de 400 anos. A panela de barro de Goiabeiras, a torta e a moqueca capixabas são ícones da identidade local. O ofício das paneleiras foi reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, registrado em 2000, no Livro dos Saberes, do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan).
No sábado, o local vai funcionar das 8h às 18 horas, no domingo, das 8h às 15 horas, e na segunda, das 8h às 18 horas. Na terça ficará fechado.

Parques

Os parques municipais de Vitória são opção de lazer para crianças e adultos e estarão em funcionamento neste sábado (29), domingo (30), segunda (31) e terça (1º). Neles moradores e turistas podem passar momentos agradáveis sozinho, com amigos ou em família.
Outra opção neste sábado (29) e domingo (30), das 8h às 17h, é o Parque Botânico Vale, que está localizado no cinturão do Complexo de Tubarão. É um espaço de lazer e, principalmente, uma unidade de conservação da Mata Atlântica, uma das mais importantes florestas do país. Na segunda e terça não haverá funcionamento.
Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer o primeiro Jardim Sensorial permanente do Espírito Santo, estrutura que tem o objetivo de estimular os cinco sentidos e promover uma forma diferenciada de interação com a natureza.

Centro de Atendimento ao Turista

Os Centros de Atendimento ao Turista (CAT´s) localizados na praia de Camburi, na Ilha das Caieiras (Museu do Pescador) e nas Paneleiras de Goiabeiras terão funcionamento especial neste feriado prolongado de Ano-Novo.
No sábado e domingo, o CAT do Museu do Pescador funcionará das 11h às 15h e o localizado em Camburi, anexo ao módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (Soe), o atendimento será das 10h às 17h. Na segunda e terça não haverá atendimentos nestes dois locais.
E o que funciona nas Paneleiras, o atendimento acontecerá no sábado, das 8h às 18h30, e no domingo, das 9h às 14h. Na segunda-feira, a atividade ocorrerá das 10h às 14h. Na terça-feira, não haverá funcionamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços