Verão: cresce procura por turismo de lazer em Vitória

Carlos Antolini
Foto panorâmica mostrando detalhes da cidade de Vitória
A venda por pacotes turísticos de lazer para janeiro de 2019, tendo Vitória como destino, cresceu 68%(Ampliar imagem)
Vitória tem atraído cada vez mais visitantes que procuram a cidade para lazer. Agências e operadoras de turismo apontam que esse é melhor verão dos últimos anos, com acentuada procura e venda por pacotes e passeios turísticos tendo a capital capixaba como destino da viagem. A rede hoteleira também tem registrado aumento nas reservas. Além disso, o resultado apurado duante este ano também é positivo.
Segundo dados da operadora CVC, maior operadora de turismo do Brasil, a venda por pacotes turísticos de lazer para janeiro de 2019, tendo Vitória como destino, cresceu 68%. Em janeiro de 2018, no comparativo, o aumento foi de 27%. Para todo este ano, o crescimento nas vendas deve fechar em 59%.
Segundo o supervisor de Produtos da CVC Corp, Hian Calligari, os números refletem a venda antecipada dos pacotes por famílias (pais e filhos) ou amigos, formando grupos de até quatro pessoas que vão ficar na capital por três noites. A procura é maior entre os moradores das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Goiânia e Curitiba, além de municípios do interior paulista, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul.
“A operação do novo aeroporto, a entrada de novas companhias aéreas (Avianca) e de novos destinos indo para Vitória deram impulso na venda destes pacotes. Aliado a isso, soma-se o trabalho que a CVC vem realizando nos últimos anos para incrementar o turismo na capital capixaba. Podemos dizer agora que o turismo de lazer em Vitória está bombando”, apontou.

Segmento local

“A procura em nossa empresa por pacotes turísticos tem crescido bastante nesse ano em relação ao ano anterior para o período de verão. Os indicadores apontam um crescimento acima de dois dígitos, mas ainda não posso adiantar porque preciso aguardar a consolidação de algumas reservas”, apontou o proprietário da Capixaba Turismo, Gustavo André.
Ainda de acordo com Gustavo André, a procura por passeios também tiveram um crescimento. Estamos tendo cerca de 15% a mais no tour em relação ao mesmo período do ano passado. Passeios para o litoral, para as montanhas e também para a Região Metropolitana estão entre as opções mais procuradas”, conta.
Visitantes de São Paulo seguidos por turistas do Rio Grande do Sul são os que lideram a procura por pacotes turísticos para a capital capixaba. Em seguida estão moradores dos estados vizinhos, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

Ocupação hoteleira

A procura por hotéis também tem se destacado. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Espírito Santo (ABIH-ES), Gustavo Guimarães, o Réveillon 2019 em Vitória está com 100% de ocupação nos hotéis na orla de camburi, inclusive com algumas redes hoteleiras tendo lista de espera. Além disso, de acordo com ele, muitas reservas já estão bloqueadas para até o final de janeiro.
“A média de ocupação está em cerca de 60%, o que é extremamento positiva. Em algumas redes a ocupação já está em 70% para o período. Mas o que mais tenho ouvido dos hotéis é que esse verão promete um excelente desempenho”, afirma.
O crescimento no volume de negócios para as agências de viagem deve fechar 20% a mais em 2018, segundo estimativa do próprio setor.

Diversidade e desenvolvimento econômico

Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Khroling, a capital tem reinventado a sua diversidade econômica, que está voltada para várias atividades, dentre elas o turismo.
“Acertadamente, temos investido na captação de turistas de lazer. A capital tem ganhado vários prêmios nacionais e não podia ficar de fora do roteiro turístico das pessoas. Além de ter uma gastronomia forte, Vitória está, a cada ano, disponibilizando novos produtos turísticos para os visitantes”, enfatiza.
O presidente da CDV ainda complementa: “Acreditamos que o desenvolvimento do turismo de lazer faz com que Vitória cresça ainda mais. Em parceria com a iniciativa privada, esse segmento que é tão importante para a nossa cidade vai ser um dos pilares da nova economia da capital”.

Pesquisa do IBGE

O Espírito Santo liderou o volume de vendas de atividades turísticas no Brasil neste ano. Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado teve crescimento de 8,7% no faturamento real das empresas de turismo nos últimos 12 meses.
O resultado é o melhor desempenho em comparação com as demais localidades consideradas na pesquisa do IBGE. O Espírito Santo ficou na frente de Pernambuco (5,5%), Ceará (4,8%), Santa Catarina (4,7%), São Paulo (4,7%), Goiás (3%), Distrito Federal (2,8%), Minas Gerais (1,8%) e Rio de Janeiro, que apresentou saldo negativo de -4,2%.
A pesquisa leva em consideração as vendas de empresas que fornecem produtos e serviços para visitantes, como: alojamento, alimentação, serviços culturais, desportivos, de recreação e lazer, locação de automóveis sem condutor, agências de viagens e operadoras turísticas, transportes turísticos, transporte rodoviário de passageiros, trens turísticos, transporte aéreo de passageiros, dentre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito de Cruzeiro do Sul destaca importância das parcerias com o governo para o povo do município

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente