PJ Minas apresenta programação para 2019

Já se encontram disponíveis no Portal da Assembleia o calendário e o regulamento do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas). O tema Discriminação Étnico-Racial, da edição de 2019, será debatido ao longo das etapas do programa. No próximo mês, os 112 municípios integrantes dão início ao planejamento das atividades locais, definindo as escolas que vão participar da iniciativa.
programa de formação política, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), há 15 anos oferece a estudantes do ensino médio a oportunidade de conhecer mais de perto o exercício da política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. Até fevereiro será realizada a cerimônia oficial de lançamento do PJ Minas.
Depois de mobilizar os alunos, de março a maio serão promovidos os cursos de formação para coordenadores regionais, as oficinas de formação política e temática, de planejamento e execução do diagnóstico local, de redação das propostas e de preparação para as plenárias, nas quais serão discutidas e votadas as sugestões que vão compor o documento sobre o tema da edição, a ser entregue às câmaras municipais.
As plenárias municipais se encerram em 26 de junho. Uma das ações promovidas nesse período é a campanha "#ComoVejoMinhaCidade", que consiste no compartilhamento de fotografias relacionadas à atuação dos participantes e ao tema na fanpage do Facebook.
Durante a elaboração do diagnóstico, os estudantes farão, além das imagens, entrevistas, oficinas e enquetes para tentarem perceber os problemas e as demandas locais no que diz respeito à questão racial.
Segundo semestre - Em agosto, o PJ Minas realiza as plenárias regionais, que também vão elaborar e priorizar as propostas mais votadas. O documento consolidado do polo será encaminhado à coordenação estadual. Nessa fase, será feita a inscrição dos participantes das atividades da última etapa a ser realizada, em Belo Horizonte.
A plenária estadual, promovida no Palácio da Inconfidência da ALMG, reunirá os representantes dos polos regionais, no dia 20 de setembro, para votação final das propostas, após a discussão do tema em grupos de trabalho. Nessa fase, é escolhido ainda o tema para a próxima edição do programa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus