Frigorífico de Guaçuí recebe autorização para funcionamento

A região Sul do Espírito Santo conta agora com mais um frigorífico para o abate de bovinos. Na última sexta-feira (21), foi concedido o registro para o abatedouro-frigorífico de Guaçuí junto ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE) do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), após o cumprimento das exigências sanitárias.
Com a unidade frigorífica autorizada a funcionar a partir dessa segunda-feira (24), será possível abater diariamente até 100 bovinos. “Na primeira semana, o abate será limitado a 20 animais. Uma equipe do Idaf acompanhará os procedimentos e poderá aumentar gradativamente a quantidade até a capacidade máxima. Além disso, o frigorífico está em fase de adequação para também realizar o abate de suínos”, explicou o gerente de defesa sanitária e inspeção animal do Instituto, Fabiano Fiuza.
O estabelecimento é bastante aguardado pelos pecuaristas da região do Caparaó. De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, o empreendimento é estratégico para a economia não somente do município, mas de toda a região. “Essa unidade em Guaçuí tem papel fundamental para ajudar a melhorar a qualidade das carnes produzidas no Caparaó, além de contribuir para a redução do abate clandestino”, disse Junior.
Investimentos
A Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) investiu mais de R$ 650 mil em máquinas e equipamentos industriais e mais de R$ 550 mil em equipamentos de refrigeração para o local, que também contou com investimentos da administração municipal e da empresa que irá gerir o frigorífico.
Além da geração de emprego e renda, a perspectiva é que as atividades no campo sejam fortalecidas, a vida dos produtores rurais facilitada, os custos com o transporte e abate dos animais reduzidos e a arrecadação municipal ampliada, trazendo mais desenvolvimento para a cidade.

Muniz Freire
O frigorífico de Muniz Freire, que também realiza o abate de bovinos, retoma as atividades na próxima segunda-feira (24), após cumprir as exigências sanitárias apresentadas pelo Idaf. Será mais uma opção para os produtores da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus