Mais de mil trabalhadores imunizados contra sarampo


Divulgação Semus
Vacinação sarampo
O trabalho de vacinação é feito para evitar que a doença chegue ao município(Ampliar imagem)
Com o objetivo de criar uma barreira vacinal na capital e interromper qualquer possibilidade de cadeia de transmissão do sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), por meio da Vigilância Epidemiológica, imunizou 1.080 trabalhadores do aeroporto, rodoviária e rede hoteleira de Vitória entre os dias 14 e 21 de dezembro. A ação fez parte do Plano Verão de Enfrentamento ao Sarampo.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Tatiane Comério, toda a ação também contribuiu para conscientizar várias pessoas sobre os riscos da doença e da importância da vacinação para a manutenção da saúde.
“Essa ação foi muito importante para mantermos nossa cidade livre do sarampo. Mas além da tríplice viral, também ofertamos outras vacinas e assim pudemos colocar várias vacinas em dia, garantindo a proteção desses trabalhadores contra outras doenças além do sarampo”, explica.
Tatiane também alerta quem pretende viajar: "É necessário conhecer com antecedência a situação epidemiológica da região que irá visitar e verificar sua condição vacinal. Como não há casos por aqui, torna-se importante que o viajante tenha essa atenção, pois essa é uma doença evitável por meio da vacina".
Barreira vacinal
Mesmo não tendo nenhum caso confirmado no Espírito Santo nos últimos cinco anos e Vitória tendo cobertura da vacina de 116% na faixa etária de menores de 5 anos, o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde aponta 10.122 casos no País, com 12 óbitos. Daí a importância de criar uma barreira vacinal.
Doença
O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.
Vacinação
A imunização é feita com a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), para crianças de um ano de idade, e a segunda dose é dada aos 15 meses, com a vacina tetra viral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela).
É necessário ter confirmadas no cartão de vacina duas doses da vacina de 1 a 29 anos e uma dose de 30 a 49 anos. Porém, para os viajantes que irão para países com transmissão da doença, a vacina deve ser aplicada para todas as idades a partir dos 12 meses, sem limite de faixa etária, dez dias antes de viajar.
A vacina é oferecida em 28 unidades de saúde de Vitória.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus