ONU condena ataque terrorista a ministério da Líbia

por ONU Brasil
Prédio do Ministério das Relações Exteriores da Líbia, alvo de atentado do grupo Estado Islâmico. Foto: UNSMIL
Prédio do Ministério das Relações Exteriores da Líbia, alvo de atentado do grupo Estado Islâmico. Foto: UNSMIL
A missão das Nações Unidas na Líbia condenou “veementemente” um ataque terrorista contra o Ministério das Relações Exteriores do país, em Trípoli. Ao menos três pessoas foram mortas e mais de dez ficaram feridas no atentado da terça-feira (25), segundo a imprensa internacional. O grupo Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo crime, de acordo com relatos da mídia.
Três criminosos que entraram no prédio da Chancelaria também foram mortos.
Em comunicado, o chefe da Missão de Apoio da ONU na Líbia (UNSMIL), Ghassan Salamé, ressaltou que as Nações Unidas “não irão aceitar quaisquer ataques contra uma instituição estatal, especialmente ataques cometidos por um grupo terrorista”. O dirigente disse ainda que o ataque ao Ministério é um ataque a toda a população do país.
“O terrorismo não irá triunfar sobre a decisão dos líbios de avançar em direção à construção de seu Estado e de renunciar à violência”, enfatizou.
Salamé, que também é representante especial do secretário-geral da ONU, disse que o organismo internacional continuará trabalhando com o povo líbio para “impedir que ataques terroristas transformem a Líbia em um refúgio ou uma arena para seus crimes”.
O dirigente também entrou em contato com o Governo do Acordo Nacional (GNA) para denunciar o ato terrorista e dar suas condolências, além de pedir para autoridades “fortalecerem a proteção de instituições públicas”.
Salamé disse ainda que a UNSMIL permanece pronta para apoiar as autoridades em Trípoli após este “incidente trágico”.
O GNA foi formado sob os termos de um acordo político nacional, apoiado pela ONU, em dezembro de 2015. Sua constituição foi elogiada pelo Conselho de Segurança como o “único governo legítimo da Líbia”.
Apesar de esforços para estabelecer a paz e a segurança na Líbia, o país permanece atormentado por violência, frequentemente cometida por grupos terroristas, incluindo um ataque mortal no final do mês passado contra uma delegacia de polícia no sudeste do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus