Legislativo capixaba entra em recesso parlamentar

Plenário Dirceu Cardoso
Plenário deve ser convocado em janeiro, extraordinariamente, para votar proposta do orçamento Foto: Tati Beling
O Legislativo estadual estará de recesso parlamentar a partir deste sábado (22) até o dia 1º de fevereiro de 2019, conforme previsto no artigo 2º do Regimento Interno, que especifica sobre a duração da sessão legislativa ordinária (2 de fevereiro a 17 de julho e 1º de agosto a 22 de dezembro). Mas as atividades administrativas da Casa serão mantidas em janeiro, em horário normal de funcionamento, das 7 às 19 horas. 
 
Os deputados aproveitam o recesso parlamentar para intensificar reuniões externas com lideranças comunitárias, participar de eventos nas bases e traçar estratégias para atuarem quando retornarem às atividades internas. No dia 1º de fevereiro, serão empossados os deputados da nova legislatura. As sessões retomam no dia 4 de fevereiro. 
 
Comissão Representativa
 
Conforme determina a Constituição Estadual, em seu artigo 60, durante o recesso, uma Comissão Representativa responderá pela Casa em esquema de plantão e poderá convocar os deputados para sessão legislativa extraordinária caso alguma emergência demande deliberações do Plenário. Tudo indica que o Plenário será convocado extraordinariamente, em janeiro, para votar a proposta do Orçamento 2019, apresentada pelo Executivo.   
 
O presidente da Mesa Diretora, deputado Erick Musso (PRB), anunciou durante a última sessão ordinária do ano, na terça-feira (18), os 23 membros da Comissão Representativa da Casa que atuará no período de recesso parlamentar. Fazem parte do colegiado o presidente da Casa, 1º e 2º secretários, líder do governo e demais líderes partidários:
 
Erick Musso (PRB - presidente) 
Raquel Lessa (Pros - 1ª secretária)
Enivaldo dos Anjos (PSD - 2º secretário)
Marcelo Santos (PDT e líder do governo)
Doutor Hércules (MDB)
Amaro Neto (PRB)
Freitas (PSB)
Nunes (PT)
Bruno Lamas (PSB)
Da Vitória (PPS)
Janete de Sá (PMN)
Pastor Marcos Mansur (PSDB)
Dary Pagung (PRP)
Marcos Bruno (Rede)
Doutor Rafael Favatto (Patri)
Gilsinho Lopes (PR)
Sandro Locutor (Pros)
Theodorico Ferraço (DEM)
Eliana Dadalto (PTC)
Hudson Leal (Podemos)
Gildevan Fernandes (PTB)
Jamir Malini (PP)
Euclério Sampaio (DC)
A Comissão Representativa tem o poder, entre outras funções, de sustar atos exorbitantes do Executivo, deliberar sobre projetos relativos a créditos adicionais, fiscalizar atos do Executivo, do Judiciário e do Tribunal de Contas (TCE-ES), além de receber petições, convocar autoridades e enviar-lhes pedido de informações. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus