Governador visita novo espaço da Oncologia Infantil

Foto: Leonardo Duarte/Secom
Nesta quarta-feira (26), o governador do Estado, Paulo Hartung, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, visitou as novas instalações do setor de Oncologia do Hospital Estadual Infantil de Vitória. Também acompanharam a visita o diretor de Saúde da Polícia Militar do Espírito Santo, coronel Marcio Sartório; a diretora administrativa do Hospital Infantil de Vitória, Paula Aquino Souza; e Fernando Ronchi, membro do Conselho de Administração da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci).
O governador Paulo Hartung elogiou as intervenções e parabenizou a equipe do Hospital Infantil pela dedicação e pelo empenho no trabalho desenvolvido. “Transmitam a todos as nossas palavras de reconhecimento e admiração. Uma equipe competente e completamente competente no que faz”, destacou.
Durante a visita, o secretário de Estado da Saúde explicou que a infraestrutura da oncologia no hospital antigo é pequena e não comporta a demanda que existe hoje em relação à oncologia pediátrica, por isso as novas instalações vão melhorar muito a assistência às crianças que precisam de atendimento oncológico.
“Esse espaço que a Polícia Militar nos cedeu vai pedir uma melhoria muito grande no atendimento às crianças que dependem desse atendimento oncológico. Então é uma satisfação enorme ver o avanço dessa obra que está quase concluída, mais uns 30 dias é a nossa previsão para a obra estar pronta. O governador fez questão de vir visitar o espaço pela importância que ele tem, e até pelo simbolismo que tem essa questão da oncologia pediátrica. É uma reivindicação de quase 20 anos do Hospital Infantil ter uma estrutura adequada para atender as crianças com câncer e agora, a partir de janeiro, eles vão poder ter, aqui, uma infraestrutura que não dá para comparar com a que tem hoje”, comentou Ricardo de Oliveira. 
A assistente social Tânia Bitti, da Acacci, agradeceu especialmente ao secretário Ricardo de Oliveira pelo novo espaço de atendimento da oncologia. “Uma história longa essa nossa luta pelo Infantil. Nosso agradecimento ao secretário pela nova oncologia. Foi o primeiro secretário que colocou essa agenda como responsabilidade dele. Foram 18 anos de luta e a gente querendo que as crianças tivessem um tratamento melhor. Agradecemos também à Polícia Militar por ter nos liberado esse espaço. Temos certeza de que vamos fazer um trabalho interessante aqui. O Hospital Infantil de Vitória tem profissionais de primeira categoria e muito comprometidos”, ressaltou.
Intervenção
As obras de reforma e ampliação do Hospital Infantil de Vitória começaram no final de 2016, com intervenções realizadas na área do Hospital da Polícia Militar, em Bento Ferreira, para onde seria transferido o serviço de urgência e emergência do Hospital Infantil. Em 2017, foi aberto no local o novo pronto-socorro Drª Milena Gottardi, com 105 novos leitos.
As obras da enfermaria já foram finalizadas e estão em fase final, com 70% dos serviços realizados, os novos espaços do hospital dia e do ambulatório da Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) pediátrica, que, hoje, funcionam na unidade do Hospital Infantil de Vitória localizada no bairro Santa Lúcia.
A transferência de toda a Unacon de Santa Lúcia para Bento Ferreira vai possibilitar aumentar a oferta de atendimentos oncológicos, além de tornar o ambiente onde o serviço é prestado mais funcional e mais acolhedor para pacientes e profissionais.
Com a transferência para Bento Ferreira, a enfermaria para pacientes em tratamento de câncer terá ampliação de 19 para 26 leitos; no hospital dia, onde os pacientes recebem medicação quimioterápica, haverá aumento de 10 para 19 leitos; e no ambulatório que atende pacientes oncológicos passará de oito para 14 o número de consultórios de especialidades clínicas.
Com a desocupação da área da oncologia no Hospital Infantil de Vitória em Santa Lúcia, serão abertos no local 31 novos leitos, sendo: 14 leitos de UTI pediátrica, totalizando 20 leitos; 12 leitos semi-intensivos; uma unidade de pneumologia, com mais cinco leitos, totalizando 17 leitos, e uma sala de endoscopia pediátrica, além da abertura de consultórios e salas de pequenos procedimentos para aqueles pacientes que não precisam de internação. E com a transferência dos 19 leitos de enfermaria do setor de oncologia para a área do Hospital da Polícia Militar, no espaço, serão abertos 19 leitos clínicos de pediatria.

Santa Lúcia
Na última quinta-feira (20), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, assinou a ordem de serviço para início das obras de construção do ambulatório de especialidades na unidade em Santa Lúcia. O ambulatório contará com sete consultórios e o investimento será de R$ 1,5 milhão.
O Hospital Estadual Infantil de Vitória é referência em assistência infantil no Espírito Santo nas áreas de urgência e emergência, e realiza uma média de 48 mil atendimentos dessa natureza por ano. Também é referência em procedimentos eletivos e ambulatoriais para capixabas e pacientes de estados vizinhos ao Espírito Santo. Anualmente, realiza em torno de 40 mil atendimentos no serviço ambulatorial, além de uma média de 6 mil cirurgias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus