A Arte é Nossa: edital seleciona artistas para realizar intervenções artísticas

Divulgação Starley
Arte é Nossa no bairro Santos Dumont
O "A Arte é Nossa" tem como objetivo humanizar os espaços públicos por meio de intervenções artístico-urbanas(Ampliar imagem)
Fernanda Bellumat
Arte é Nossa em Floresta
As inscrições para o Edital de Seleção de Proposta de Intervenção Artístico-Urbana estão abertas até o dia 22 de janeiro(Ampliar imagem)
Com a proposta de transformar a cidade de Vitória em uma galeria a céu aberto, o projeto A Arte é Nossa está com inscrições abertas para Edital de Seleção de Proposta de Intervenção Artístico-Urbana até o dia 22 de janeiro.
Os trabalhos serão realizados em diversos pontos da cidade como: avenida Jerônimo Monteiro (Centro), rua Horácio Dias dos Santos (Santo Antônio), avenida Paulino Muller (Jucutuquara), avenida Beira-Mar (Bento Ferreira), avenida Marechal Campos (Maruípe), rua Elias Tomasi Sobrinho (Santa Lúcia), avenida Fernando Ferrari (Goiabeiras), rua Felicidade Correia dos Santos (Ilha das Caieiras), entorno das praças Sagrada Família e Mário Elias da Silva (Jardim Camburi) e avenida Eugenílio Ramos (Jardim da Penha).

Edital

O edital tem como objetivo selecionar artistas e produtores culturais interessados em participar do projeto de intervenções artístico-urbanas em artes visuais, nas linguagens "grafite" e "pintura mural".
As inscrições acontecem até 22 de janeiro e são feitas online, pela plataforma Prosas. Cada artista poderá inscrever até três projetos, sendo que os selecionados deverão elaborar obras de, no mínimo, 700 metros quadrados.
A verba destinada a cada projeto será de R$ 50 mil, oriundos do FunCultura. Somente poderão receber os recursos os proponentes domiciliados em Vitória. Os artistas selecionados poderão transformar percursos nas nove regiões da cidade com painéis de 700 metros quadrados.
Outras informações podem ser obtidas na página dos editais da Cultura, pelos telefones (27) 3132-2080 e (27) 3132-2076 ou na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, Bento Ferreira.
André Sobral
Vitória 360
Um dos trabalhos realizados pelo projeto A Arte é Nossa foi a pintura no monumento 360 Graus, na Enseada do Suá(Ampliar imagem)
Leonardo Silveira
Muro com pintura artística
O projeto A Arte é Nossa realizou ações em diversos pontos da cidade como na Praça do Cauê(Ampliar imagem)

Galeria Urbana

O projeto "A Arte é Nossa" tem como objetivo humanizar os espaços públicos por meio de intervenções artístico-urbanas e, assim, democratizar a produção artística local para além dos espaços tradicionais de exposição.
Desde 2013, foram realizadas mais de 20 ações, entre patrocínios e apoios, em muros e espaços públicos da cidade, através de parcerias com artistas locais ligados ao grafite, à arte-relevo e a outras técnicas. São eles:
1. Santos Dumont (Avenida Marechal Campos) - Starley
A pintura apresenta personagens e o cotidiano da região de Santos Dumont. O trabalho surgiu após um período de imersão do artista na comunidade e contou com a parceria dos artistas Alexsander Moris, Luhan Gaba, Keka Florêncio e Thiago Roel, além da produção de Angel Perales, para a execução da intervenção.
2. Nossa Vila (Mercado da Vila Rubim) - Cidade Quintal
A pintura surgiu a partir do trabalho de imersão dos artistas com a comunidade e os comerciantes do mercado. O projeto "Nossa Vila" foi contemplado no edital de Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), ano 2017.
3. Monumento 360 Graus (Enseada do Suá) - Ficore
Trabalho de intervenção artístico-urbana que apresenta a identidade artística do grafiteiro que, no primeiro momento, apresentam um olhar abstrato que se desdobra em imagens figurativas que remetem ao cotidiano da cidade.
4. UJUZI: Conhecimento é Poder (Vila Rubim) - Coletivo Uhuru
O grafite é um desdobramento da exposição homônima, que esteve em cartaz no Mucane, e resgatou a tradição de comunicação imagética africana através de linguagens atuais como mapping, artes plásticas e grafite.
5. Diário de Arte (Praça do Cauê) - Coletivo FG Crew
O grafite foi inspirado em experiências de profissionais de MSF que trabalharam em projetos voltados para o diagnóstico e atendimento de pessoas que vivem com HIV. Ação realizada em parceria com Médicos Sem Fronteiras.
6. Floresta, Aqui se Brinca! (Floresta) - Renato Pontello e Juliana Lisboa
Com 240m², o trabalho retratou Trabalho que surgiu a partir da imersão do artista com a comunidade do Romão que retrata a história da região
7. Nosso Bairro, Meu Quintal (Romão/ Forte São João) - Renato Pontello
Trabalho que surgiu a partir da imersão do artista com a comunidade do Romão que retrata a história da região e contou com a parceria do artista e educador do Romão, Ed Brown.
8. Elas por Elas (Anfiteatro do Mucane) - Karen Valentim
Mural que retrata uma série de artistas que são referêwncia dentro da cultura negra.
9. Pintura em paredão externo da Casa Porto das Artes Plásticas - Renato Ren
Trabalho inspirado no o entorno da região. A ideia, segundo o artista, é apresentar um olhar particular sobre a cidade.
10. Cartografia Olímpica: um encontro pela paz, união e amizade (Tancredão) - Juliana Lisboa e Renato Pontello
Pintura que representa os cinco continentes e celebra os valores olímpicos ao trazer os aros olímpicos e as marcações dos pisos esportivos - presentes em pistas de corridas e quadras de atletismo -, direcionando o fluxo e o movimento das pessoas. Trabalho contemplado com o Prêmio Arte Monumento Brasil 2016, da Funarte.
11. Passarela Maestro Maurício de Oliveira/ Ponte da Passagem (Jardim da Penha) - AQI Luciano
Trabalho reúne uma combinação exata de cores e a reprodução fiel dos rostos dentro de uma atmosfera particular. Trabalho realizado em parceria com a Politintas, por meio do Edital de Cadastramento de Empresas.
12. Muro do Cmei Terezinha Vasconcellos Salvador (Avenida Vitória) – Renato Ren
O trabalho foi inspirado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 e retrata a visão do artista sobre as práticas esportivas. Trabalho realizado por meio do Edital de Seleção e Premiação de Atividades Artísticas e Culturais para a composição da programação da passagem da tocha olímpica por Vitória.
13. Garagem da Semad (Avenida Fernando Ferrari/ Goiabeiras) - Renato Ren
O trabalho foi inspirado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 e retrata a visão do artista sobre as práticas esportivas. Trabalho realizado por meio do Edital de Seleção e Premiação de Atividades Artísticas e Culturais para a Composição da Programação da Passagem da Tocha Olímpica pela Cidade de Vitória.
14. Muro da Emef Maria Leonor Pereira da Silva (Praia de Santa Helena) - Dave Loewenstein, Karen Valentim e alunos da instituição
O painel representa as expectativas e os desejos futuros de cada um dos envolvidos. A imagem final se transformou em um desenho único. O trabalho faz parte do Intercâmbio Cultural Giramundo – Intervenção Urbana, segunda parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e o Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro.
15. Cardume de Cordas/ Muro da Fames (Centro Histórico) – Ficore
Grafite que faz referência à baía de Vitória e aos instrumentos musicais, como o violão e o violoncelo, e tem como objetivo retratar a relação da música e a geografia do local.
16. Grafitaria Coletiva (ação itinerante) - Sagaz, Nícolas Duarte e Vítor Stor
Ação realizada em painéis na Praça Costa Pereira, dentro da programação da primeira edição do Viradão Vitória.
17. Muro do estacionamento do Ministério da Fazenda (Centro Histórico) - Antonio Natural e Dione Salvador
Grafite e arte mural que criam um trajeto fictício para os tradicionais bondes, veículos usados como meio de transporte na primeira metade do século passado, entre edificações históricas da capital, como o Theatro Carlos Gomes e o Palácio Anchieta.
18. Muro da Fábrica de Ideias (Jucutuquara) – Emílio Aceti e Centro Grafitacional
Grafite baseado na proposta do espaço, que é difundir e valorizar a economia criativa.
19. Muro da Casa da Juventude (São Pedro) – Ficore
Desenho livre inspirado na fotografia e no olhar de cada cidadão sobre a cidade.
20. Parque da Fonte Grande (São Pedro) – Antonio Natural e Dione Salvador
Trabalho em arte-relevo inspirado na fauna e na flora do Parque da Fonte Grande.
21. Tapume do Hidroavião (Santo Antônio) – Dione Salvador
Trabalho inspirado nas figuras tradicionais do samba e em seus foliões. Localizado próximo ao Sambão do Povo.
22. Tapume na praia de Camburi – Dione Salvador
O desenho foi inspirado em práticas esportivas para dialogar com os cidadãos que usam o espaço para se exercitar.
23. Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi (Centro Histórico) – Dione Salvador
Ação feita em comemoração ao dia da cultura e tendo como referência a música, o teatro e a dança.
24. Escadaria de São Benedito – Dione Salvador
Desenho livre inspirado no mangue, que é tão presente na paisagem natural da cidade de Vitória.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços