Ales decreta luto oficial de sete dias pela morte do ex-governador Camata


Camata esteve na Ales em dezembro de 2016
Em 19 de dezembro de 2016 o ex-governador discursou no plenário da Ales Foto: Tonico
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em virtude do falecimento do ex-Governador do Estado do Espírito Santo Gerson Camata, resolve declarar luto oficial neste Poder, por 07 (SETE) dias, a partir de 26 de dezembro de 2018.

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Erick Musso (PRB), divulgou nota de pesar pela morte do ex-governador Gerson Camata. diz a nota: "É com muita tristeza que recebi a notícia da morte do ex-governandor Gerson Camata. Há alguns dias tive a oportunidade de estar com ele em Marilândia. De sorriso fácil e muita simpatia, sempre fazendo questão de nos deixar à vontade. Sua história política, marcada pela democracia, inspirou muitas geracões. Foi um dos grandes governadores do Estado, progressista, reconhecido pelos próprios capixabas, principalmente no interior. Aos familiares, meus mais profundos sentimentos e que Deus possa confortar o coração de todos".

Gerson Camata foi assassinado na tarde desta quarta-feira por disparo de arma de fogo, na Praia do Canto, em Vitória. O autor do crime está preso e, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, confessou o crime.

O velório acontece nesta quinta-feira (27), a partir das 08 da manhã no Palácio Anchieta, sede do Governo Estadual, na Cidade Alta, Vitória. Às 09 horas parentes e amigos poderão acompanhar um culto ecumênico com o bispo emérito de Colatina, Dom Décio Sossai. A despediida do público ao ex-governador será aberta às 10 horas. O cortejo até o cemitério Jardim da Paz, na Serra, terá início às 14:30.

Camata nasceu em Castelo, no sul do estado,e tinha 77 anos. Era casado com ex-deputada federal Rita Camata, com quem teve dois filhos. Trabalhou como jornalista e apresentador do programa Ronda da Cidade na década de 60, sendo líder de audiência na Grande Vitória. Formado em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes),  iniciou na política em 1967, quando foi eleito vereador de Vitória. Também foi deputado estadual entre 1971 a 1975. Neste mesmo ano foi eleito deputado federal.

Gerson Camata foi o primeiro governador eleito do Espírito Santo no período de redemocratização, em 1983, permanecendo no cargo até 1986. Chegou ao Senado Federal em 1987 e cumpriu três mandatos consecutivos até 2011. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus