Sei!MG acelera modernização da administração pública estadual

Sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos alcança marca de 2,3 milhões de registros e gera economia

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Até o dia 30 de novembro deste ano, o Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) alcançou a marca de 2,3 milhões de documentos na sua base de dados. Com isso, o Governo do Estado tem conseguido economizar com itens relacionados à impressão de documentos – papel, impressora, cartucho, carimbo, pasta, capa de processo, etc. – desde o lançamento do sistema em agosto de 2016 até o momento.
“Um primeiro resultado prático diz respeito à diminuição do uso do papel e itens relativos a escritório, como pastas de arquivo, caneta e carimbos, dado que o processo agora ocorre de forma eletrônica”, esclarece Salum. Para os itens citados, houve uma redução de quase 40% dos custos, de R$ 24.914.149 para R$ 15.027.041, na comparação entre o período de janeiro a novembro de 2017 e 2018.
Os órgãos que mais utilizaram a plataforma foram a Secretaria de Administração Prisional (Seap), com 296.627 documentos natos, seguido por Polícia Civil (195.286), Secretaria de Saúde (104.745), Secretaria de Segurança (94.954), Corpo de Bombeiros (74.708), Advocacia-Geral do Estado (65.389), Secretaria de Planejamento e Gestão (58.105), Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (27.786), Secretaria de Educação (25.452) e Ipsemg (19.930).
Ao todo, mais de 60 órgãos e entidades da administração estadual usam a plataforma, com mais de 47 mil usuários cadastrados. “O Sei!MG na prática substitui a necessidade do uso do papel. Então ele pode gerar ganhos em qualquer processo”, frisa o diretor da Central de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação da Seplag, Fabrício de Barros Salum.
De acordo com o diretor da Seplag, um dos destaques tem sido o processo de compras, onde vários documentos já foram substituídos pelo formato eletrônico. “Isso tem possibilitado ganhos de padronização e reaproveitamento de formatação e informações, além de facilitar o trâmite entre áreas e a agilidade na assinatura de contratos, uma vez que os fornecedores podem assinar pela internet de qualquer localidade”, explica.
“Outros ganhos são relativos à possibilidade de trâmite para várias áreas simultâneas, fazendo com o que o trabalho possa ocorrer de forma paralela, com mais celeridade na resolução dos processos e consulta simplificada do andamento processual”, acrescenta Salum.
O Sei!MG pode ser acessado pelo endereço www.sei.mg.gov.br ou pelo aplicativo para dispositivos móveis, possibilitando a visualização, assinatura e envio de processos e documentos em qualquer momento e partir de qualquer lugar. O aplicativo está disponível na Google Play e Apple Store.


Sobre o Sei!
Criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o Sei! é hoje ferramenta oficial do Governo Federal para implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN).
Devido às suas características inovadoras e ao sucesso da prática de cessão da ferramenta sem ônus para outras instituições, o Sei! transcendeu a classificação de sistema eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região e vem se tornando ferramenta presente em toda a administração pública, amparando-se em premissas altamente relevantes e atuais, tais como: a inovação, a economia do dinheiro público, a transparência administrativa, o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade.
O Sei! é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento.

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