Cenário agro mundial será tema de seminário

O Cenário Agro Mundial será o tema do primeiro painel do Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial. O evento será de 23 a 25 de abril, no hotel Gran Odara, em Cuiabá, e é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) em parceria com outras entidades do agronegócio e do sistema judiciário estadual.
O objetivo do painel é contextualizar o atual cenário econômico e fazer uma análise da realidade e das perspectivas da economia e da produção rural no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. A abertura do debate será às 16h30 do dia 24 de abril, com o economista sênior do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Levin Flake.
Flake vai apresentar os principais fatores globais que devem impactar, tanto positivamente como negativamente, o comércio agrícola mundial e americano nos próximos 10 anos. “Estes fatores incluem a classe média crescente em mercados emergentes como a da China, a liberação contínua do comércio, o papel crescente da biotecnologia agrícola, a produção de biocombustíveis e outros fatores. Também discutirei a perspectiva de longo prazo do USDA em relação a preços, área e exportações para os principais produtos agrícolas americanos como a soja, o trigo, o milho e a carne de boi”, conta o economista.
O panorama do modelo europeu de agricultura será apresentado pela diretora executiva do Comitê Europeu e Direito Rural, da França, Letícia A. Bourges. Para ela, o principal desafio da Europa é garantir a produtividade de acordo com padrões sustentáveis. “Na França, por exemplo, o ministro da Agricultura está empenhado em aumentar a gestão agroecológica. Para alcançar esse objetivo, agora é possível criar grupos com interesses ambientais a fim de melhorar o desempenho econômico, ambiental e social no país. Além disso, a origem da carne agora pode ser incluída nos rótulos. Na Inglaterra, fala-se de ‘ecological intensivity’ e há iniciativas no sentido de rever as relações contratuais, de modo a aumentar o número de empresas eficientes”, pontua Letícia.
A sustentabilidade da produção agropecuária no Brasil será apresentada pelo Engenheiro Agrônomo e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Ricardo Arioli. Segundo ele, o país tem bons exemplos que devem ser compartilhados. “A produção de duas safras em uma mesma área é um dos melhores exemplos de produção sustentável. Outro exemplo é a Reserva Legal, hoje temos dentro das propriedades brasileiras corredores de biodiversidade com animais silvestres. A Área de Preservação Permanente (APP) também pode ser citada como um exemplo de sustentabilidade da produção brasileira”, explica Arioli.
Para mais informações sobre os palestrantes acesse o site do evento: http://sistemafamato.org.br/portal/seminario/conteudo_pt.php?pg=4.
INSCRIÇÕES - O Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial é gratuito e destinado aos produtores rurais, magistrados, advogados e representantes do agronegócio. Serão disponibilizadas 400 vagas. Para participar, basta fazer a inscrição pelo site www.sistemafamato.org.br/seminario.
SERVIÇO:
Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial
Data: de 23 a 25 de abril
Local: Centro de Eventos Ágora, do hotel Gran Odara, em Cuiabá
Inscrições: www.sistemafamato.org.br/seminario - vagas limitadas
Público-alvo: produtores rurais, magistrados, advogados e estudantes de direito
Informações: (65) 3928-4421 e eventos@famato.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços