Mini usinas podem alavancar produção de etanol de milho em MT
Produtores rurais se reuniram nesta quinta (26) para
discutir a viabilidade da implantação de mini usinas para produção de
etanol de milho em Mato Grosso. A empresa Usinas Sociais Inteligentes
Destilarias Sustentáveis S.A. (USI Biorefinarias) apresentou um modelo
de negócio que envolve parcerias entre fornecedores e produtores rurais.
“É
um modelo onde o produtor é agregado à cadeia do etanol de milho. É uma
proposta de garantia de sustentabilidade de renda”, explica Francisco
Mallmann, presidente da USI Biorefinarias.
O
ex-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato
Grosso (Aprosoja) e conselheiro da entidade, Glauber Silveira, explica
que a reunião teve o objetivo de apresentar alternativas para os
produtores de milho do Estado. “Em algumas regiões, são poucos
produtores e não conseguem ‘bancar’ uma usina de R$ 400 milhões. Essa
opção de usina de menor porte permite criar um negócio de âmbito
regional”, diz Silveira.
Além
da assistência no gerenciamento e na parte técnica, o modelo
apresentado também trabalha a comercialização e logística do produto
final com a parceria da CHS, maior cooperativa agrícola norte-americana.
“A CHS se compromete a comprar a produção e comercializar, e isso é
importante, pois somos agricultores e precisamos desse know-how para os
outros elos da cadeia”, afirma Silveira.
“Esse
tipo de negócio é sucesso nos Estados Unidos há 15 anos. Nós nos
comprometemos a comprar 100% da produção por dez anos e revender com o
que chamamos de ‘livro aberto’, ou seja, o nosso cliente (usina) decide
junto conosco pra quem vender, quando vender e por quanto vender”,
explica o representante da CHS, Clayton Anselmo de Mello.
Glauber
Silveira ressalta, entretanto, que os produtores rurais precisam
avaliar a viabilidade dos investimentos. “Acreditamos no potencial do
etanol do milho e trouxemos alternativas que podem abrir os horizontes.
Não se trata de aval a esta ou outra empresa, mas sim de um intercâmbio
de informações que pode ajudar o produtor a tomar decisões no seu
negócio”, finaliza.
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