Prefeitura, Governo e Associações de Moradores lançam o Carnaval nos Bairros “Tem Folia na Cidade”

A Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado lançaram nesta terça-feira, 3, no clube Sborba, o Carnaval nos Bairros “Tem Folia na Cidade”. O lançamento foi feito pelo prefeito Marcus Alexandre, o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Rodrigo Forneck, a presidente da Fundação Elias Mansour, Karla Martins, e líderes comunitários. Para o Governo e Prefeitura, fortalecer as iniciativas comunitárias é resgatar a cultura das festas populares realizadas nos bairros há alguns anos, festejando e celebrando com a comunidade.
 
O “Tem Folia na Cidade” começou em 2013 a partir de uma dificuldade enfrentada pelo Governo e pela Prefeitura quanto à intensa cheia do Rio Acre. O poder público vinha realizando o Carnaval na Arena mas por conta da alagação passou a apoiar as inciativas comunitárias. Naquele ano, sete blocos e associações de moradores realizaram o carnaval de rua em diferentes regiões da cidade. Em 2015, mais de trinta associações de moradores estão recebendo serviços públicos como limpeza, apoio com o trânsito, transporte coletivo e segurança pública. “Foi a medida acertada de minha parte e do governador Tião Viana”, disse o prefeito Marcus Alexandre ao destacar que o Carnaval nos Bairros ao contrário de inseguro é um dos eventos onde o número de ocorrências é muito baixo –tudo por conta da facilidade de acesso dos moradores, os foliões são conhecidos da comunidade e o uso do carro é bem menor. Essa dinâmica produz festas em diferentes pontos com alegria e segurança.
 
O grupo Sambase e o cantor Álamo Kário animaram o ato de lançamento do Carnaval nos Bairros juntos com Rayanne, Rainha do Carnaval 2015. A presidente da FEM destacou que a parceria entre o poder público e as inciativas comunitárias criou as características do carnaval da atualidade em Rio Branco, de muita paz e alegria. Já Rodrigo Forneck lembrou que o crescimento da participação das associações de moradores é a prova de que o Carnaval nos Bairros é um projeto bem-sucedido.
 
O secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) distribuíram aos líderes comunitários kits do programa Vida no Trânsito e do programa de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. O Vida no Trânsito é realizado através da parceria entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) que visa assegurar um trânsito seguro e sem acidentes neste período de folia momesca.
 
Os líderes comunitários estão satisfeitos com os resultados do Carnaval nos Bairros. O presidente da Associação de Moradores do Aeroporto Velho, o Negão da Baixada, agradeceu ao prefeito e ao governador pela iniciativa. “Por isso que temos de dizer obrigado a eles, que apoiam as festas nos bairros e valorizam a gente, os presidentes dos bairros”, disse Negão.
 
O “Tem Folia na Cidade” continua no próximo dia 13 com a escolha da Realeza de Rio Branco, às 19h, na Concha Acústica. A Fundação Garibaldi Brasil dará apoio à apresentação dos quatro blocos de carnaval com bateria, realizando a organização do desfile, fornecendo ajuda de custo e premiação, dia 17, no Parque da Maternidade, a partir das 18h.
 
Apoio Logístico da Prefeitura de Rio Branco e Governo do Estado com limpeza, ordenamento do trânsito; oferta de transporte, segurança Pública, tenda, sonorização e banheiros químicos.
 

Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços