Comissão especial para analisar reforma política é instalada


Foi formalmente instalada há pouco a comissão especial que terá um prazo de 40 sessões do Plenário para analisar propostas de reforma política.
O ponto de partida das discussões é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/13. Resultado de um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados, o texto acaba com a reeleição do presidente da República, dos governadores e prefeitos; põe fim ao voto obrigatório, que se torna facultativo; e muda as regras das coligações eleitorais, com o fim da obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, municipal ou distrital.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, participa da reunião e afirmou que a instalação da comissão “é um gesto político da maior relevância no início da legislatura. Mostra que a Casa está disposta a votar”.
Eleições municipais
Cunha declarou ainda que o colegiado, composto por 34 titulares e igual número de suplentes, foi formado com a garantia de uma representação plural. Ele admitiu que a reforma política é um tema de difícil consenso, mas que deve ser perseguido um acordo em prol de pontos com ampla maioria. E voltou a lembrar que a intenção é aprovar alguns pontos até setembro deste ano, a fim de que tenham validade já para as eleições municipais de 2016.
A reunião prossegue no plenário 1.

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Marcelo Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços