Mensagem de Marcus Alexandre na Câmara agradece por conquistas e destaca parcerias para superar os desafios em 2015

O prefeito Marcus Alexandre fez nesta terça-feira, 3, a leitura da mensagem governamental na sessão solene de abertura do ano legislativo na Câmara de Vereadores de Rio Branco. Em tom de agradecimento, a mensagem fez um balanço do ano de 2014 e as perspectivas para 2015. Recebido pelo presidente da Casa, Artêmio Costa, o prefeito lembrou que a Câmara tem trabalhado bastante e que no ano passado os vereadores apresentaram 2,5 mil indicações à Prefeitura. “Parabenizo a mesa diretora neste primeiro biênio, em nome dos vereadores Roger, presidente, Alonso, vice-presidente e Marcelo Macedo, primeiro secretário. Os anos de 2013 e 2014 ficaram marcados por muitos avanços, pois com o apoio da Câmara 157 projetos de lei foram aprovados, resultando em mudanças significativas na administração tributária, nas receitas próprias, nos investimentos em mobilidade urbana, na saúde, na educação, entre outros. Pelos resultados alcançados, foi um biênio dos mais produtivos de toda a história da Câmara Municipal. Por isso, agradeço todas as vereadoras e vereadores da nossa cidade”, disse o prefeito.
 
Marcus Alexandre discorreu sobre os desafios impostos por fatores extemporâneos, como as enchentes dos rios Acre e Madeira, que obrigaram a grandes ações de parte do Governo do Estado, da Prefeitura de Rio Branco e do Governo Federal. O enfrentamento à dengue com a Ação de Inverno e a presença forte nos bairros voltaram a ser destaque na mensagem do prefeito: a incidência da dengue caiu 60% se somados 2013 e 2014, graças a essas investiduras.
 
O prefeito destacou as principais conquistas de sua gestão no ano passado: “Nos últimos dois anos ampliamos a matrículas em 14%. Foram 3.154 novas vagas na rede municipal, que chegou ao impressionante número de 22.450 alunos. Reformamos nove escolas, com investimentos na ordem de R$ 3 milhões”, sintetizou.
 
A saúde avançou sensivelmente nestes dois anos da gestão Marcus Alexandre com continuidade de várias ações e o fortalecimento de programas: “Demos continuidade a melhoria da rede física, com a construção e inauguração das novas unidades do Taquari, Seis de Agosto-Canaã, Cabreúva e Altamira. Instalamos nas 13 principais unidades de saúde do município o sistema eletrônico de coleta de exames, contribuindo para a redução do tempo de espera, com maior segurança nos resultados”, disse.
 
Para Marcus Alexandre, a mobilidade urbana ainda é o grande desafio da gestão, mas a situação está melhorando substancialmente com várias ações. “A implantação de dois novos terminais de integração, Baixada e o Tucumã-Universitário, 20 anos depois de o primeiro ser construído, permitindo a ligação direta de diversos bairros e encurtando a viagem que antes passava pelo centro, com o pagamento de uma única passagem; a renovação da frota em 50 ônibus e a construção de 49 novos abrigos de passageiros”, destacou o prefeito.
 
Os líderes das bancadas que usaram a palavra destacaram também a parceira institucional entre o Legislativo e o Executivo. “O debate do contrário é necessário para que a gente possa fazer uma gestão de qualidade”, disse Lene Petecão, vereadora que assumiu este ano a vaga na Câmara em lugar de Eliane Sinhasique. “Que Deus possa iluminar o senhor e sua equipe para fazer o melhor para a sociedade”, completou Rabelo Góes, líder da bancada do PSDB. O ex-presidente da Câmara, Roger Correia lembrou que a busca por fazer mais pela população é algo constante. “A motivação tem de ser diária”, disse Roger. De seu lado, Marcelo Macedo aproveitou para despedir-se do Legislativo, já que está assumindo o cargo de secretário de Finanças de Rio Branco.
 
Proteção social: uma nova política
 
A mensagem do prefeito deu grande ênfase às conquistas sociais por conta da política de fortalecimento da rede de proteção. “Na área social, mantivemos a Rede de Proteção Social com 7 CRAS distribuídos nas Regionais Urbanas, 2 CREAS, 1 Centro Pop e 1 Albergue para atendimento à população de rua, 2 abrigos para acolhimento de adolescentes, sendo um feminino e um masculino, e 1 Centro de Atendimento aos Programas Sociais para acompanhamento das mais de 48 mil famílias inscritas no CadÚnico na nossa cidade. O Restaurante Popular e o Banco de Alimentos fortalecem essa rede de proteção social. Destacamos também a elaboração do Plano Municipal de Direitos Humanos, que teve com ampla participação da sociedade, instrumento que norteará as políticas desta área para os próximos cinco anos, garantindo a continuidade e ampliação dos direitos sociais em Rio Branco”, relatou.
 
Dengue caiu muito com Ação de Inverno: 5,6 toneladas de entulho já foram recolhidas este ano
 
A dengue sofreu importante derrocada nos últimos anos graças ao trabalho integrado à Ação de Inverno e as ações preventivas das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, mas o prefeito alertou para a nova cepa da dengue, a Chikungunya, que tenta ameaçar a população. “Já iniciamos o ano de 2015 e desde o dia 02 de janeiro as equipes da Ação de Inverno estão nas ruas. Neste ano temos que redobrar os cuidados devido à nova modalidade da dengue, a Chikungunya. Já recolhemos mais de 5.600 toneladas de entulhos de diversos bairros”.
 
Restrições não impediram muito trabalho na infraestrutura
 
Com toda a dificuldade relacionada às restrições orçamentárias, as principais metas de 2014 foram alcançadas. Na infraestrutura, destacou Marcus Alexandre, a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) avançou com a pavimentação, em parceria com o Governo Federal e Estadual, em todas as Regionais de Rio Branco. “Continuamos com a pavimentação de vias em parceria com o Governo Federal e Estadual, no Adalberto Sena, Tancredo Neves, Morada do Sol, Nova Estação, Placas, Vitória, Vila da Amizade, São Miguel, Bairro da Paz e na manutenção em diversos bairros.
 
A EMURB usinou mais de 65.000 toneladas de asfalto, executou serviços em 512 ruas com pavimentação e tapa-buraco, obras de drenagem e terraplanagem, trabalhando praticamente todos os finais de semana e feriados.
 
O prefeito destacou que as equipes estiveram mobilizadas durante todo o ano, como se mantém hoje. “No verão chegamos a ter 36 equipes atuando ao mesmo tempo em todas as regiões da cidade”, disse. Foram construídas mais de 15.000 metros de calçadas.
 
METAS PARA 2015
 
- Conclusão das obras do Shopping Popular, pois vencidas as fundações vamos começar a concretar a primeira das três lajes previstas;
 
- Entrega de 10 novas creches gerando mais 2.000 novas vagas na rede municipal de ensino. As primeiras serão: Angico-Novo Eldorado, Rosalinda e Cabreúva;
 
- Entrega de 17 novas unidades de saúde nos seguintes bairros: Amapá, Belo Jardim 1, Belo Jardim 2, Comara, Vila Acre, Santo Afonso, Cidade do Povo, Cadeia Velha, Boa Vista-Sobral, Plácido de Castro, Sobral, Preventório, Floresta Sul, Jequitibá, Jardim Primavera, Conquista e Barral y Barral;
 
- Conclusão das obras de urbanização nos bairros Vitória, Nova Esperança, Bahia Nova, Pista, Glória, Vila da Amizade e Vila Acre;
 
- Conclusão das obras de duplicação e alargamento de 07 ruas e avenidas. São elas: Getúlio Vargas, Estrada Apolônio Sales; Estrada das Placas, Estrada da Floresta, Campo Grande e São Salvador, João XXIII e Sobral, oriundos do PAC-Pró-transporte;
 
- Sequência na renovação da frota do transporte coletivo com 25 novos ônibus;
 
- Início da construção de espaços esportivos nos seguintes bairros: Habitar Brasil, Esperança, Santa Cruz, Universitário, Juarez Távora, Adalberto Aragão, Vila da Amizade, Vila Nova Jerusalém, Praia do Amapá-Taquari, Belo Jardim, Residencial Acauã, Loteamento Jequitibá e Carandá;
 
- Entrega do 3º Terminal de Integração no Adalberto Sena e início do 4º Terminal no São Francisco;
 
- Início das obras do Centro de Iniciação ao Esporte, o Centro Olímpico, na região da Baixada com 3.750 m2;
 
- Entrega de pelo menos mais 6.000 títulos definitivos pelo Programa de Regularização Fundiária;
 
- Conclusão até abril da reconstrução do Mercado do XV;
 
- Recuperação do Centro Cultural Lydia Hammes no Aeroporto Velho;
 
- Entrega de mais 03 quadras de grama sintética no João Eduardo, Xavier Maia e Raimundo Melo e um ginásio coberto no conjunto Aroeira no Calafate;
 
- Início da reforma geral do Mercado do Bosque;
 
- Construção do Mercado do Peixe na CEASA.
 
Agenda legislativa contempla revisão do Plano Diretor
 
Em 2015 o prefeito irá propor à Câmara a revisão do Plano Diretor, adequando e ordenando a matéria às novas diretrizes urbanísticas da cidade e seu crescimento nos últimos 10 anos. Esta será sem dúvida uma das mais importantes pautas a serem debatidas com nossa população neste ano.
 
A Prefeitura também irá propor a atualização do Código de Posturas, medida necessária. Conforme lembrou o prefeito a lei atual é de 1973 e não acompanhou a evolução e a modernização da cidade nas últimas décadas.
 

 
 
 
 

Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços