Regina Sousa anuncia atenção prioritária para direitos humanos, educação e meio ambiente

Da Redação e Da Rádio Senado
A defesa dos direitos humanos, a educação e o meio ambiente são os temas que concentrarão a atenção da senadora Regina Sousa (PT-PI), conforme anunciou ela em seu primeiro discurso no Senado.
Regina Sousa substitui Wellington Dias, que renunciou ao Senado para assumir o governo do Piauí. Em pronunciamento no Plenário, ela descreveu sua trajetória de vida. Professora, com 64 anos de idade, é filha de camponeses sem-terra e é a quinta de 14 irmãos.
A senadora contou que aos dez anos já sabia plantar e colher feijão, milho e fava e aprendeu a ser quebradeira de coco.  Ela acrescentou que, ainda menina, constatou a necessidade da reforma agrária ao verificar o que passava com seus pais.
Regina Sousa relatou que o babaçu quebrado por sua mãe era vendido no comércio do dono das terras em que seus pais trabalhavam pela metade do preço cobrado por outros comerciantes. E sua família era obrigada a comprar do patrão tudo o que precisava, porque ele pagava o babaçu com vale e não com dinheiro. Apesar das dificuldades, seus pais mandavam os filhos para a escola, comentou a senadora:
— Enfim, aqui estou eu, senadora da República, mais um desafio de tantos que enfrentei na minha vida. Venho disposta a debater temas que me são muito caros, como direitos humanos, educação e meio ambiente. Quero contribuir com uma pátria educadora. Que seja uma pátria que eduque contra o racismo, contra a homofobia, que ensine a respeitar os direitos dos indígenas, a defender a ampliação da participação da mulher nos espaços de poder, que eduque para a sustentabilidade do planeta.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade