Campanha pretende promover o uso responsável e seguro da internet

No Dia Mundial da Internet Segura, conscientização ao uso correto da rede por crianças e adolescentes ganha destaque
“Construindo juntos uma internet melhor”. Este é o tema do Dia Mundial da Internet Segura em 2015. A proposta desta iniciativa anual é estimular que diferentes atores realizem atividades de promoção do uso responsável e seguro da rede nas principais regiões do país e do mundo. 
 
“Nós queremos chamar a atenção dos diferentes setores da sociedade para ampliar a proteção de crianças e adolescentes na rede. Essa ideia do juntos é que prevalece na campanha desse ano. Não é um trabalho apenas das ONGs, ou só das empresas de tecnologia, ou só dos pais e da escola. A responsabilidade é de todos”, declarou Rodrigo Nejm, diretor da ONG SaferNet Brasil, coordenadora da campanha no Brasil. 
 
Mais de 80% de crianças acima de 10 anos já têm acesso à internet no país. Em 2013, a SaferNet Brasil recebeu e processou 244.147 denúncias anônimas dos mais variados crimes na web. Dentre eles, 80.195 foram denúncias anônimas de pornografia infantil. “As crianças e os adolescentes são os maiores usuários de internet e, por isso, estão mais vulneráveis a eventuais perigos e incidentes que acontecem na rede”, explicou Nejm. 
 
A campanha também procura empoderar a criança e o adolescente para lidar com a internet. “A internet não é um lugar ruim para a criança, não é um lugar de violência. A internet é um espaço público e ela vai ser aquilo que a gente fizer dela. Cada um de nós está ajudando a construir a rede. O usuário também precisa assumir seus deveres na construção de um futuro melhor para a internet”, disse. Nejm também alertou que a capacidade técnica da criança em usar a rede não significa que ela terá discernimento no uso da web. 
 
No dia 10 de fevereiro, inúmeras ações vão acontecer em 113 países. O dia inaugura um calendário extenso de atividades que ocorrerão durante o ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços