Prefeito Marcus Alexandre inspeciona funcionamento do Terminal Urbano

As seis horas da manhã desta sexta-feira, 6, o prefeito Marcus Alexandre chegou ao Terminal Urbano de Rio Branco, para vistoriar o local, ouvir as demandas dos usuários com relação aos serviços oferecidos e programar ações de melhoria para 2015. O horário de chegada e saída dos ônibus, as condições das baias, a limpeza, o Centro de Controle de Operações (CCO), foram verificados. No local passam mais de 50 mil pessoas por dia.
 
No Centro de Controle de Operações (CCO), inaugurado em maio de 2013, o prefeito visualizou as rotas feitas pelos ônibus que têm GPS. Por meio dos telões instalados ao longo de todo o Terminal, os usuários também podem ver em tempo real onde estão os coletivos e saber o exato horário da chegada dos ônibus. Marcus Alexandre explicou aos usuários do transporte público, que até o final deste ano, outros dois Terminais de Integração serão entregues na região do Wanderlei Dantas (que está em obras) e no São Francisco. “Já foram inaugurados os terminais da UFAC-Tucumã e o da Baixada, que já alteraram para melhor a logística para quem usa ônibus na capital. Vindo aqui a gente ouve a população e acerta mais”.
 
A auxiliar de serviços gerais, Rosa de Paula, diz que os telões instalados no Terminal, que mostram os horários são de grande ajuda. “Quando eu vejo que o Cohab do Bosque vai demorar, pego qualquer um que passe na Avenida Getúlio Vargas e não chego atrasada no trabalho”. Rosa elogia também a segurança do Terminal feita pelo Policiamento Municipal e conta que aprovou o projeto Integrando a Leitura, que mantém livros e revistas no Terminal, que podem ser levadas pelos usuários para ler durante a viagem e devolver no próximo terminal. “Também é muito bom esse fraldário instalado no banheiro, que facilita a vida das mães na hora de trocar os filhos”.
 
O prefeito ressalta ainda a renovação da frota de ônibus, que deve avançar esse ano, com mais ônibus novos para atender a população da capital.
 
Acompanharam o prefeito na vistoria ao Terminal Urbano, a secretária de Obras, Ana Cláudia Cunha, o superintendente da RBTRANS, Nélio Anastácio, o diretor de Transportes da RBTRANS, Jô Luís Fonseca, o presidente do Sindicato dos Camelôs e Feirantes, José Juruna e o vice-presidente, Edi Celular.
   
Casos de roubos diminuíram mais de 70 por cento no Terminal Urbano
 
Um dos grandes problemas do Terminal Urbano de Rio Branco era a violência, casos de brigas principalmente entre estudantes e também e os roubos. Situação que mudou com a instalação de um box da PM onde os policiais militares, do Policiamento Municipal, ficam 24 horas por dia. O Ten Cel. Cleudo Maciel, chefe do Gabinete Militar da prefeitura, diz que os casos de roubo diminuíram 76 por cento. “Antes o serviço era feito por meio de rondas e agora estamos aqui 24 horas por dia, o que é bom para os usuários do Terminal e para os comerciantes da região”.
 
O box da PM conta com câmeras de vídeo monitoramento e acesso ao banco de dados da Secretaria de Segurança para consulta de pessoas suspeitas, tudo acompanhado do Centro Integrado de Segurança Pública (CIOSP). O local foi estruturado para dar maior agilidade ao trabalho realizado pelos profissionais da Polícia Militar. Em caso de brigas, furtos, ou outros casos, a ocorrência pode ser feita no local.
 
O Cel. Cleudo Maciel disse que vários mandados de prisão em aberto foram cumpridos graças ao acesso ao banco de dados da SESP e que muitas armas brancas foram apreendidas no Terminal e região.
 
 
 
 

Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços