Prefeito Marcus Alexandre e novo comandante do Corpo de Bombeiros reafirmam parceria

O prefeito Marcus Alexandre visitou na manhã desta sexta-feira, 30, o novo comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. Gundim, e demais membros do comando, onde aproveitaram para tratar entre outros temas, da situação dos Rios Acre e Madeira e reafirmar a parceria para o auxílio às famílias em caso de alagação do manancial acreano. O prefeito estava acompanhado do Ten. Cel. George Santos e do Major Éden Santos, da Defesa Civil Municipal.
O prefeito elogiou a presteza e agilidade com que o Corpo de Bombeiros, junto com os homens da secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) atuam na retirada das famílias das áreas alagadas e sua remoção para os abrigos públicos. “É uma parceria que dá certo e é importante no momento em que as famílias mais precisam de ajuda”, destaca o prefeito.
O comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, Ten. Cel. Carlos Gundim, diz que Rio Branco é referência no que diz respeito a logística e dinâmica do trabalho de apoio ás famílias e monitoramento das áreas de risco. Ele elogia a atitude do prefeito Marcus Alexandre, “que dá o exemplo, indo para a linha de frente das ações junto com os trabalhadores dos mais diversos órgãos e os bombeiros. Ele ficou junto com as equipes até às duas horas da manhã e isso, o exemplo do gestor, dá ânimo para todos”.
 
Monitoramento dos Rios Acre e Madeira é feito de modo permanente
 
Atualmente o nível do Rio Acre é de 12,17 metros. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Ten. Cel. George Santos, o rio apresenta cheia em Assis Brasil e o efeito deve ser sentido em Rio Branco no final de semana. George ressalta que a prefeitura de Rio Branco já construiu 168 abrigos no Parque de Exposições, e que toda a estrutura de saúde e assistência social, está pronta, seguindo o Plano de Contingência do município.
Nesta sexta-feira, 30 de janeiro, o Rio Madeira está a 52 centímetros do nível da BR 364. Segundo o Cel. Carlos Batista, coordenador Estadual da Defesa Civil, esse nível tem variado entre 50 e 60 centímetros e relata que a equipe está preparada para agir, como no ano passado, quando as equipes do Corpo de Bombeiros do Acre atuaram na área de Rondônia, garantindo a logística da passagem de caminhões trazendo mercadorias para o Acre. Cita ainda que a Defesa Civil Nacional tem assegurado todo o apoio para a Defesa Civil Estadual e de Rio Branco e que videoconferências de alinhamento de respostas é feita a cada dois dias.      
 
Mais preparados este ano 
 
Gundim ressalta que de acordo com o cenário já desenhado pelas previsões do SIPAM, deve haver uma nova enchente dos Rios Acre e Madeira, mas ressalta que este ano a corporação, vai ter um reforço de mais 65 bombeiros, chamados do cadastro de reserva, que vão começar a atuar a partir do dia 9 de fevereiro. Para ele, o trabalho realizado anualmente, deixa a tropa cada vez mais afinada e elogia ainda a atuação dos homens da SEMSUR, “que sempre trabalham de forma eficiente e a conduta de atuação deles, é elogiável”.
O prefeito anunciou ainda na reunião, que todas as medidas estão sendo tomadas para que os efeitos de uma possível enchente do Rio Madeira e o possível isolamento do Acre causada pela alagação da BR 364, não prejudiquem serviços como os de saúde e de educação, garantindo o estoque de medicamentos para os próximos 90 dias e de merenda escolar para 60 dias.   
 
Além do nível dos Rios Acre e Madeira, a Defesa Civil Municipal, também monitora áreas de risco onde há desbarrancamentos, como no Cidade Nova, Papoco, Preventório, Embratel, São Francisco e Rua Floriano Peixoto. O prefeito solicitou aos bombeiros que as chamadas feitas por moradores dessas áreas devem informadas à Defesa Civil Municipal, que aciona as equipes da SEMSUR, EMURB e SEMCAS.
 
 
 
 
 

Fotos: Fagner Delgado/Asscom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços