Ação de Inverno já recolheu mais de quatro mil toneladas de entulho de Rio Branco e operação tapa buracos avança nos bairros

Desde que foi lançada pela primeira vez, em janeiro de 2013, o grande desafio da Ação de Inverno, é a execução dos alguns serviços no período chuvoso, como drenagem, manutenção da malha viária e  limpeza da cidade. Mas as equipes da SEMSUR, EMURB e SEMSA conseguiram bons resultados nas duas edições anteriores, o que pode ser medido, por exemplo, pela redução de mais de 60 por cento dos casos de dengue na capital e a ampliação dos bairros alcançados, além da garantia da acessibilidade de vias estruturantes e corredores de ônibus.
 
A marca constante das três edições é o acompanhamento minucioso da execução do serviço pelo prefeito Marcus Alexandre e o diálogo com a população, que se dá através da participação das lideranças comunitárias nas decisões sobre os trabalhos nos bairros.
 
Limpeza e recolhimento de lixo e entulho ampliados para mais bairros
 
Nesta edição da Ação de Inverno, até agora foram recolhidos 4.100 toneladas de entulho em 22 bairros. Em 2013 foram retiradas 50 mil toneladas de entulhos e lixo dos 2012 bairros. Em 2014, foram recolhidas 32 mil toneladas e segundo o secretário de Serviços Urbanos, Kellyton Carvalho, a expectativa é que este ano, a quantidade de lixo e entulho recolhidos seja ainda menor. “Essa redução mostra a eficácia do trabalho que vem sendo desenvolvido através da parceria entre as equipes da prefeitura e governo do Estado. Essa confiança também fez com que agora os moradores só coloquem o lixo para fora dos quintais, quando as equipes avisam o dia do recolhimento”.
 
Kellyton Carvalho relata que em 2013, a Ação de Inverno chegou aos 106 bairros cadastrados na prefeitura, e que este ano, vai chegar aos 212, alcançando localidades onde os serviços ainda não haviam sido executados como a Cidade do Povo e os Residenciais Andirá e Abunã, localizados próximo ao IFAC, no Xavier Maia.
 
Outra mudança dos moradores, identificada pelo secretário, é com relação à diminuição da poda das árvores ou o corte inteiro delas para os caminhões da SEMSUR levarem. Na primeira edição da Ação de Inverno, as árvores representavam maioria do entulho recolhido, realidade que mudou agora, quando poucas espécies são cortadas pelos moradores dos bairros. E agora, adianta Kellyton, a equipe da SEMSUR, está mais afinada e realiza o serviço com mais agilidade.
 
Manutenção viária feita durante o inverno faz a diferença no verão
 
O trabalho da EMURB complementa e reforça o que é executado pela SEMSUR. É da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco, a tarefa de recompor a camada asfáltica com a operação tapa buracos, fazer a desobstrução de dispositivos de drenagem e grandes obras de terraplanagem como a que é executada na Rua Campo Novo, no bairro Ayrton Sena, onde uma enorme cratera se formava há anos.
 
O presidente da EMURB, Jackson Marinheiro, cita que “o resultado do trabalho que a empresa realiza no inverno, é sentido no verão”. Segundo ele, sem o tapa buracos realizado durante o inverno nas vias estruturantes e corredores de ônibus, a cidade ficaria em péssimo estado para a chegada do verão.
 
População aprova a Ação de Inverno
 
A população de Rio Branco já se acostumou com a nova rotina de serviços da prefeitura, que trabalha aos sábados e feriados, mesmo no período de chuvas. A dona de casa Isa Fernandes, que mora no Conjunto Angico, acompanhou o serviço de tapa buracos executado nesta terça-feira, 27, pela EMURB na frente da casa dela, que fica na rua principal do Conjunto.
 
Ela cita que os filhos e as demais crianças do bairro, chegavam sujos de lama na escola porque a rua estava cheia de buracos, o que foi corrigido agora pela operação tapa buracos. “Agora não tem mais lama e podemos sair de casa tranquilos e o bairro já foi todo limpo pela SEMSUR, o que deixou nosso conjunto com outro aspecto”.
 
 
 

Fotos: Assis Lima/Asscom
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços